Boni Miranda - Bonito Informa | 5 de maio de 2011 - 16:06

Vacinação nacional contra gripe continua e vai até o dia 13 de maio em Bonito

Iniciada no dia 25 de abril em todo o Brasil a primeira fase da vacinação contra a gripe termina em 13

Iniciada no dia 25 de abril em todo o Brasil a primeira fase da vacinação contra a gripe termina em 13 de maio.

 

Neste ano a vacina aplicada protege contra três tipos de vírus, inclusive o da influenza A (H1N1), causador da gripe suína.

 

Em Bonito a vacinação está sendo feita de segunda á sexta-feira no Posto de Saúde Central e nos ESF da Vila Donária e da Vila Marambaia, de 7 até 11 horas e de 13 até 17 horas.

 

Nesta primeira fase estão sendo atendidos idosos acima de 60 anos, indígenas, profissionais de saúde, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos de idade.

 

Cada um dos grupos deve tomar apenas uma dose da vacina, exceto as crianças de seis meses a dois anos, que receberão duas doses. A segunda aplicação deve ocorrer 30 dias após a primeira.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde no próximo sábado - dia 7 de maio - a vacinação será realizada no Distrito de Águas do Miranda e no domingo - dia 8 - nos assentamentos Guaicurus e Santa Lúcia.

 

No caso das pessoas que não podem se locomover o fato deve ser comunicado ao posto de saúde do bairro onde ela reside para que a vacinação seja realizada no próprio domicílio, com o acompanhamento de uma equipe formada por agentes de saúde e enfermeiras.

 

Na região do bairro Rincão Bonito mais de 20 pessoas foram vacinadas em casa desde segunda feira desta semana.

 

A secretaria de Saúde informa também que a vacinação é contra-indicada para pessoas que tem alergia à proteína do ovo ou deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora – as quais devem antes realizar uma consulta médica.