Folha.com | 5 de maio de 2011 - 07:30

Dos times brasileiros, apenas o Santos continua nas Libertadores

Com a eliminação de Cruzeiro, Inter , Grêmio e Fluminense na noite desta quarta-feira, o Santos é o único brasileiro que continua na disputa da Taça Libertadores. O time alvinegro se classificou na terça ao empatar com o América-MEX por 0 a 0, fora de casa (tinha vencido o primeiro jogo por 1 a 0, na Vila Belmiro) e vai enfrentar o Once Caldas, da Colômbia, nas quartas de final.

O time colombiano foi o algoz da equipe cruzeirense. Depois de perder o primeiro jogo por 2 a 1, em Manizales, o time campeão da América em 2004 conseguiu vencer o Cruzeiro por 2 a 0, em Sete Lagoas, e ficou com a vaga.

O curioso deste confronto é que o Cruzeiro se classificou com a melhor campanha na fase de grupos, enquanto o Once Caldas teve o pior desempenho entre os classificados.

A dupla Grêmio e Internacional, que poderiam se enfrentar nas quartas de final, também foi eliminada nesta quarta-feira do torneio sul-americano.

O time tricolor gaúcho perdeu para o Universidad Católica por 1 a 0, no Chile (tinha perdido o jogo de ida, em Porto Alegre, por 2 a 1). Já a equipe colorada foi derrotada no Beira-Rio pelo Peñarol por 2 a 1, de virada, após ter empatado o primeiro jogo no Uruguai por 1 a 1.

O Fluminense que se classificou no último minuto do último jogo da fase de grupos até venceu o jogo de ida contra o Libertad (3 a 1, no Engenhão), mas foi derrotado por 3 a 0, em Assunção, e também está fora do torneio sul-americano.

Na fase preliminar do torneio, o Corinthians havia sido eliminado pelo Deportes Tolima, da Colômbia. O time paulista empatou o primeiro jogo no Pacaembu sem gols e perdeu por 2 a 0 em Ibagué. Foi a primeira vez que um clube brasileiro caiu nessa fase da competição.