Folha.com | 3 de maio de 2011 - 13:19

Teste de academia calcula idade relativa do corpo

Minha idade biológica atual é 27 anos, informa o "Avatar do Fitness", apelido carinhoso para o software Visual Fitness Planner.

O aplicativo, disponível na academia Bio Ritmo desde janeiro, tem como objetivo incentivar as pessoas a permanecer algumas horas extras na sala de musculação.

Na verdade, tenho 31 anos, dado oficial. Porém, como faço exercícios e não tenho histórico familiar de doenças mais sérias, "ganhei" quatro anos a menos. Caso fumasse e não malhasse, eu envelheceria 13 anos e já seria um "quarentão" nada saudável.

O software, apresentado a todos que desejam se informar sobre a academia, funciona assim: a partir do peso e da altura, um "avatar" é criado com o seu tipo de corpo, dá até para escolher a cor e o corte do cabelo, com opções limitadas. Em seguida, você põe mais ou menos músculos e barriga.

Depois, é necessário informar sobre o passado da família, como problemas cardíacos, diabetes e derrame. Também é preciso alertar caso os últimos exames tenham apontado pressão alta e colesterol alterado.

Só então a idade biológica é revelada. Na sequência, um programa inicial de exercícios é sugerido. Neste momento, são reveladas aquelas vantagens dos exercícios que todo mundo já conhece: redução do risco de doenças e menos quilos na balança.

Está lá, projetado na tela do computador, que o "avatar" barrigudinho pode virar uma pessoa sarada.

O software não pergunta sobre estresse no trabalho nem sobre hábitos alimentares. Não é nada revolucionário, mas é um bom incentivo para quem quer investir um pouco do tempo para ficar um pouco mais "novo" sem ter que mentir a idade.