Fabio Victorino/Bonito Informa | 28 de julho de 2014 - 14:52 cultura - Bonito MS

Casa da Memória Raída passa por reformas e ganha cantina em Bonito

Um dos principais pontos de cultura de Bonito ganha novas cores e sabores

Um dos principais pontos de cultura da cidade de Bonito MS, a Casa da Memória Raída está passando por reformas e ganhará uma cantina para melhor atender os visitantes.

Com ajuda de amigos Fernanda Reverdito trocou o telhado da Casa e pintou a área interna, já o artista plástico Guto Naveira foi o encarregado pela pintura da fachada. Em parceria com Ericka Coelho a Casa da Memória Raída agora terá uma cantina "Delícias da Nega" com esfihas, kibe crú, berinjela em conserva entre outras deliciosas iguarias.

Fernandinha informou que pretende deixar tudo pronto para está semana, mas que a Casa está em pleno funcionamento.

"Meu trabalho de contação está acontecendo as 17h e 20h, liga as histórias do Sinhozinho o curandeiro, fundação de Bonito, história de Raída minha avó e companheira do Silvino Jaques, o lampião dessa região e muitas poesias e termina ao som do berrante tocado pela minha mãe Ramona", disse Fernandinha.

CULTURA DE BONITO

O espaço, em homenagem a avó de Fernandinha, funciona como uma espécie de museu e boutique, repleto de histórias que marcaram a cidade, artes e artesanatos regionais.

A loja em formato de museu sempre foi seu sonho. "Queria um museu interativo em que a pessoa pudesse chegar, conhecer um pouco da história, saber sobre as pessoas, comer uma comida típica, comprar um artesanato local e saber quem faz." E apesar do espaço improvisado, Fernanda está chegando lá: os visitantes são recebidos com café fresquinho e chipa, as inúmeras fotos estão expostas nas paredes, a variedade de livros regionais é de se orgulhar, as peças vendidas são de pessoas que ela realmente conheceu e a TV exibe um documentário de sua autoria.