UOL | 22 de abril de 2014 - 10:42 Copa do Mundo

Fifa diz que Itaquerão estará pronto para a Copa "no último minuto"

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, visitou o Itaquerão nesta terça-feira e disse que o estádio está pronto para a Copa do Mundo "no último minuto".

Valcke ressaltou a importância do jogo entre Corinthians e Figueirense, no dia 17 de maio, que será um teste para o estádio que sediará a abertura da Copa do Mundo. O evento-teste valerá pelo Campeonato Brasileiro e contará com capacidade para 50 mil pessoas 

"São Paulo estará pronto para a Copa. Não totalmente dentro do cronograma inicialmente previsto. Haverá um teste em 17 de maio, uma data muito importante para verificar as condições do estádio de forma definitiva", declarou aos jornalistas presentes no local.

"São Paulo estará pronto no ultimo minuto, mas estará pronto. Isto pra mim está claro", reiterou o número 2 da Fifa posteriormente, em entrevista coletiva.

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, seguiu a necessidade de não se perder tempo com a reforma do estádio do Corinthians para a Copa do Mundo. "Tem muita coisa a fazer nessa semana, e não temos nem um minuto a perder. Portanto, todas as providências necessárias serão efetuadas".

Lucio Blanco, diretor de operações do Itaquerão, explicou que a capacidade do estádio para a partida contra o Figueirense será de 50 mil pessoas, e não 68 mil, por decisão do Corinthians. "Queremos criar uma margem de segurança", justificou. O jogo pode ser disputado no dia 18 (domingo) para que sejam simuladas as mesmas condições do jogo de abertura da Copa entre Brasil e Croácia. Mas para que a tabela seja alterada, é necessária a anuência da CBF. O jogo será o único para simulação de um evento Fifa: serão testadas desde as condições do estádio até as condições de transporte para o local.