Agora MS | 14 de abril de 2014 - 10:12 Bonito MS

Indústrias recebem Selo Ambiental do Senai em Bonito e destacam importância de ações na área

As indústrias Semalo e Coca-Cola Femsa receberam, na manhã deste sábado (12/04), no EcoSesi Observatório Socioambiental, em Bonito (MS), o Selo Ambiental do PSE (Programa Senai de Ecoeficiência). Segundo o diretor-técnico do Senai, Dax Goulart, o evento marcou também a entrega do relatório de diagnóstico realizado nas indústrias, que analisou indicadores ambientais gerenciais e operacionais das empresas.

Ele destacou que a participação das indústrias demonstra o interesse em avançar ainda mais nas questões que envolvem o meio ambiente. “Com a entrega do Selo, o Senai sinaliza claramente para as indústrias, Governo e sociedade, que está atento à questão ambiental, buscando conciliar a preservação ambiental e desenvolvimento. A metodologia criada pelo Senai é inovação nesse sentido e estimula as empresas a desenvolverem ainda mais ações com foco na preservação”, declarou.

Para o diretor-industrial da Semalo, André Luís Savoia, o Selo tem grande importância para todos da indústria. “Com certeza vem ao encontro das diretrizes da empresa. É uma forma de contribuirmos ainda mais para a preservação e nos coloca disponíveis a prosseguir no processo”, disse, destacando que a equipe conta com o biólogo José Luiz Gonçalves, responsável técnico, que atua constantemente para melhoria na área ambiental.

EcoSesi

O EcoSesi Bonito é uma proposta inovadora e inédita do setor industrial com o espaço funcionando como um centro de informação e documentação da indústria estadual nos temas relativos ao meio-ambiente e às boas praticas de gestão ambiental. A implantação do Observatório Socioambiental também serviu para modernizar e ampliar a estrutura física da área do Sesi em Bonito, tornando o espaço capaz de receber projetos voltados à ampliação da consciência e gestão socioambientais das empresas sul-mato-grossenses.

Na prática, o local, que foi adquirido em abril de 1998 para expandir a atuação do Sesi na região, transformou-se em um instrumento sistemático de pesquisa, organização e difusão de temas socioambientais, articulando pesquisa, ensino e prática social com a formação e capacitação de empresários e gestores de indústrias do Estado. O local vai capacitar empresários e gestores de indústrias, ampliando a consciência socioambiental das empresas do Estado, além de permitir a criação de entrepostos formais e informais de troca de conhecimento socioambiental e imersão dentro de um ambiente destinado à contemplação e respeito ao meio ambiente.

Para isso, o EcoSesi recebeu investimento da ordem de R$ 5,1 milhões, que permitiram a edificação, em uma área de 40 hectares, de 1.584,75 m², incluindo na estrutura física do local recepção, ferramentaria, casa para o zelador, alojamentos para os funcionários, vestiários, 4 chalés, espaço gourmet, bloco com 8 apartamentos, piscina, observatório e laboratório socioambiental e estacionamento para visitantes. Após a adesão da empresa ao Programa e o trabalho do Senai, a empresa vem até o EcoSesi para receber o selo ambiental, momento em que terá acesso a outras práticas que estão ocorrendo nas empresas  do mesmo segmento tanto no Estado, quanto no Brasil e até no mundo.