Assessoria de Comunicação | 14 de abril de 2014 - 10:02 Saúde

Agentes de saúde de São Gabriel do Oeste recebem bicicletas para facilitar trabalho

A prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez a entrega de oito novas bicicletas aos agentes comunitários de saúde (ACS), na segunda-feira (08). A aquisição dos meios de transporte tem o objetivo de garantir melhores condições de trabalho, agilidade e conforto aos profissionais que agora são 56 agentes contemplados com a nova ferramenta de trabalho. 

A agente comunitária Fernanda Rodrigues, uma das contempladas, comemorou o presente. “Vai facilitar bastante meu trabalho. Eu estava fazendo todo o trajeto de casa em casa a pé. Gostei também porque as bicicletas têm cestinhas e a gente pode carregar nosso material e ainda fazer um exercício o que faz bem para a saúde”. 

A entrega das bicicletas aconteceu em frente na secretaria municipal de Saúde e a ação faz parte dos benefícios que a categoria vem recebendo da atual administração, além dos outros já conquistados por força de Lei.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Gabriel do Oeste, Ilaine Marocco, 1.144 famílias são atendidas pelos 08 Agentes Comunitários de Saúde, que receberam as novas bicicletas. 

O trabalho dos ACS destaca-se pela importância de suas funções, porque ele é o elo entre a comunidade e os sistemas de saúde, sendo que suas principais atribuições são: Participar da vida da comunidade principalmente através das organizações, estimulando a discussão das questões relativas à melhoria de vida da população; Fortalecer elos entre a comunidade e os serviços de saúde; Coletar dados sobre aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais; Informar aos demais membros da equipe de saúde da disponibilidade necessidades e dinâmica social da comunidade; Orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde; Atuar integrando as instituições governamentais e não governamentais como grupos de associações da comunidade.

“Este é um investimento importante para os agentes de saúde, pois auxiliará no trabalho que eles desenvolvem atendendo os moradores de suas áreas de abrangência. Nós sabemos também que a bicicleta é um transporte seguro, econômico, ecológico e que incentiva a prática de exercícios. Estão todos de parabéns por esta conquista”, enfatizou o prefeito Adão Rolim.