O Globo | 10 de abril de 2014 - 10:08 Menção de bebida

Consumo excessivo de álcool por jovens está ligado música pop, diz pesquisa

O consumo excessivo de álcool por adolescentes e jovens adultos está fortemente associado com referências a bebidas em músicas, segundo um estudo conduzido pela Universidade de Pittsburgh e pelo Norris Cotton Cancer Center.

O estudo, baseado em uma pesquisa com 2.541 pessoas com idades entre 15 e 23 anos, afirma que políticas públicas e educacionais podem limitar a influência do álcool na música popular e, assim, diminuiriam o consumo de bebida entre jovens. Os resultados do levantamento foram publicados na revista “Alcoholism: Clinical & Experimental Research”.

Um adolescente comum é exposto anualmente a cerca de 3 mil referências a bebidas alcoólicas enquanto ouvem música - destaca Brian Primack, autor chefe do estudo e diretor do Programa de Pesquisas de Mídia e Saúde na Escola de Medicina de Pittsburgh. - É importante compreender o impacto negativo que essas referências podem ter em uma faixa etária, induzindo o consumo de álcool.

O álcool é considerado a terceira maior causa de morte nos EUA relacionada com o estilo de vida, segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças.

- As referências a bebidas podem servir como propaganda, mesmo quando não são pagas pelo mercado - ressalta James Sargent, professor de pediatria da Faculdade de Dartmouth. - Por isso é importante examinar a influência dessas menções.

Dos participantes da pesquisa, 1.488 (59%) afirmaram que beberam, de uma vez só, uma grande quantidade de álcool, equivalente a 300 ml de cerveja, 100 ml de vinho ou 37,5 ml de uma bebida destilada. Desse grupo, 18% disseram que se embriagam pelo menos uma vez por mês, e 37% relataram já ter problemas, como lesões, devido ao álcool.

No levantamento, os participantes viram o nome de hits cuja letra faz menção ao álcool. Eles responderam se gostam daquelas música e se têm o costume de ouvi-las. Os pesquisadores também perguntaram se eles lembram que tipo de bebida é citada em cada composição.

Os participantes que responderam corretamente têm mais do que o dobro de chances de já terem se embriagado, comparado aos outros entrevistados. O resultado é independente da idade, da classe social e do uso de álcool por amigos ou parentes dos entrevistados.

Segundo Primack, o resultado da pesquisa ilustra o valor que os jovens dão às opiniões e atitudes de astros da música. Um modo de evitar o uso abusivo de álcool seria estimular as habilidades de pensamento crítico dos adolescentes.

- A alfabetização midiática é um método cada vez mais adotado, e que já se provou bem sucedido em ajudar os jovens a tomarem decisões mais saudáveis - lembra. - No caso do álcool, pode ser valioso para que entendam como as menções a bebidas em músicas podem manipular suas emoções para que eles comprem um produto.