Yahoo | 10 de abril de 2014 - 09:41 Copa Libertadores da América

Flamengo e Botafogo eliminados são eliminados da Libertadores, Cruzeiro garante vaga

O Cruzeiro foi o único time do Brasil que entrou em campo na quarta-feira pela Copa Libertadores da América a garantir vaga nas oitavas de final, depois que Botafogo e Flamengo se uniram ao Atlético Paranaense, todos eliminados na fase de grupos.

O Cruzeiro avançou como o segundo colocado do Grupo 5. O atual campeão brasileiro derrotou o peruano Real Garcilaso por 3-0 em Belo Horizonte, com gols de Ricardo Goulart, Bruno Rodrigo e Júlio Baptista, e chegou a 10 pontos, mesmo número da Universidad de Chile, mas com vantagem no saldo de gols (+6 contra -3).

O Defensor Sporting do Uruguai empatou com o time chileno em 1-1 e garantiu a liderança da chave com 11 pontos.

O Botafogo foi eliminado ao perder por 3-0 para o San Lorenzo em Buenos Aires, na última rodada do grupo 2 da competição.

Hector Villalba abriu o placar aos 28 minutos de jogo, e Piatti garantiu a classificação do atual campeão argentino para as oitavas de final ao balançar as redes duas vezes na etapa final, aos 8 e aos 43.

É a primeira vez que o Brasil tem três eliminados na fase de grupos da Libertadores desde que o torneio passou a adotar o formato atual, em 2000.

O Flamengo também foi eliminado na quarta-feira, com a derrota por 3 a 2 em pleno Maracanã para o León, do México, pelo grupo 7, enquanto o Atlético Paranaense caiu na terça-feira ao perder por 2 a 1 para o Bolívar na altitude de La Paz, no grupo 1.

O San Lorenzo, que tem como torcedor mais ilustre o Papa Francisco, viveu uma noite de fortes emoções, já que também dependia do outro jogo do grupo, que foi cheio de reviravoltas.

O Independiente del Valle acabou vencendo o Unión Española por 5 a 4 no Chile, resultado que obrigava os argentinos a ganhar com três gols de diferença.

O 'milagre' aconteceu a dois minutos do fim, quando Piatti, herói do 'Ciclón', marcou o gol que acabou com a agonia dos cerca de 30.000 torcedores que lotaram o estádio Nuevo Gasómetro.