Estadão.com | 16 de abril de 2011 - 10:01

Brasil recebeu 5,1 milhões de visitantes em 2010

A quantidade de turistas estrangeiros que visitam o Brasil cresceu 7,5% em 2010, alcançando 5,16 milhões de pessoas. A Argentina continua liderando a lista dos principais emissores de turistas para o País e, com crescimento de 15%, ampliou a vantagem em relação aos Estados Unidos, que registrou aumento de 6%, de acordo com dados divulgados ontem pela Embratur.

O aumento representa um acréscimo de apenas 360 mil estrangeiros em visita ao País, na comparação com o ano anterior, mas foi considerado positivo pelo presidente da Embratur, Mário Moysés. "Sofremos uma valorização muito forte do real, que faz com que tenhamos que melhorar a qualidade do nosso produto turístico."

Moysés afirmou que o Brasil precisa melhorar as ligações aéreas com outros países da América do Sul. Segundo ele, ainda há poucas ligações diretas do Rio de Janeiro com outros vizinhos sul-americanos e que praticamente não há ligações diretas do Nordeste com os países da região.

São Paulo, principal destino das visitas a negócios, manteve-se como a principal porta de entrada dos estrangeiros, com 2,009 milhões de turistas, seguido por Rio de Janeiro (925 mil) e Bahia (160 mil). Por conta da proximidade com países sul-americanos como Argentina e Uruguai, os Estados do Sul, como Paraná e Rio Grande do Sul, atraíram a maior movimentação de turistas estrangeiros por via terrestre.

Na avaliação do professor Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios, o número de turistas estrangeiros no País é pequeno se comparado não só ao México (que se beneficia da proximidade com os Estados Unidos), mas também ante a Argentina. "Apesar desse crescimento, o número de turistas estrangeiros ainda é muito pequeno para a dimensão do Brasil."

Segundo levantamento da Embratur, quando agrupados por continente, o número de turistas da América do Sul que visitaram o Brasil em 2010 cresceu 13,7% em relação ao ano anterior; da América do Norte o aumento foi de 5% e os europeus mantiveram o mesmo nível de ingressos, passando de 1,612 milhão para 1,614 milhão.