Correio do Estado | 9 de novembro de 2013 - 08:00 Educação

Escola construída há 29 anos fecha por falta de alunos

Criada em 1984, 29 anos atrás, a Escola Municipal Maria da Glória Muzzi Ferreira, do distrito de Bocajá, a 4 km da cidade de Douradina (197 km de Campo Grande), não vai funcionar mais a partir de janeiro por falta de alunos.

Situação de Bocajá, com cerca de 400 pessoas de habitantes, soma-se a dezenas de municípios de Mato Grosso do Sul, que têm fechado suas escolas porque cada vez mais os estudantes buscam localidades maiores de olho na educação e em empregos.

A secretária municipal de Educação de Douradina, Sueli Aparecida de Azevedo, disse que a escola em questão foi construída com seis salas de aula e, hoje, 48 alunos estudam lá.

“Pela regra, cada sala precisa ter em torno de 20 alunos e a Muzzi Ferreira estão matriculados 8, apenas”, disse a secretária.

Sueli disse ainda que se a escola não fosse fechada o prefeito corria o risco de ser processado por improbidade adminstrativa.

Isso porque o município recebe recurso federal para bancar as escolas, desde que cumprida a regra de 20 por sala de aula, segundo a secretária.

O prédio e sua estrutura onde até dezembro funciona a escola, será usada pela comunidade local.

“Vamos desenvolver programas de erradicação de trabalho infantil, informática e para atividades esportivas”, disse a secretária.

Na escola Muzzi Ferreira estudanos alunos do ensino fundamental.

Ano que vem os estudantes serão levados por õnibus escolar para uma das duas escolas construídas em Douradina, distante 4 km do distrito.