SEJUSP/MS | 4 de novembro de 2013 - 16:05 Policial

Polícia Civil desmantela grupo especializado em furto de gado

Uma associação criminosa especializada no furto de gado, que vinha agindo na região do Bolsão em Mato Grosso do Sul e em Goiás foi presa na madrugada de hoje (31), na área rural de Paranaíba, durante uma operação realizada em conjunto pela Polícia Civil de Cassilândia, Paranaíba, Costa Rica e Polícia Militar. 

De acordo com Dr. Cleverson Alves dos Santos, delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, responsável pela operação, José Nilton Aparecido Marques da Silva, 26 anos, Diego Correa Rodrigues, 26 anos e Tiago Danilo Alves Camilo, 25 anos furtavam gado na região do Bolsão e em municípios goianos próximos a divisa do Estado e vendiam para abate em Aporé (GO). 

A polícia acredita que o grupo tenha levado para Goiás mais de uma centena de bovinos, sendo que 19 deles foram recuperados essa semana, em uma fazenda distante 60 quilômetros de Aporé, onde aguardavam remarcação e nota fria, para em seguida serem vendidos para abate em frigoríficos daquele município. 

A última vítima da associação criminosa é um proprietário rural de Cassilândia, de 81 anos. Eles levaram19 cabeças de gado da fazenda do idoso, distante da cidade 60 quilômetros. 

Diego, José Nilton e Tiago Danilo foram presos e autuados em flagrante por associação criminosa, falsa comunicação de crime e furto qualificado. Outros dois homens que estariam envolvidos na receptação do gado foram indiciados e o envolvimento deles com o grupo está sendo investigado pela Polícia Civil.

O perito criminal Fernando Peres e o auxiliar de polícia científica Fabiano Honorato, da Unidade de Perícias de Paranaíba estiveram em Cassilândia e em Chapadão do Sul, onde periciaram o gado. De acordo com o perito foram encontradas nos animais 4 marcas a "ferro e fogo" diferentes. Agora a perícia trabalha para identificar os proprietários de cada uma das marcas.