Assessoria de Comunicação | 1 de novembro de 2013 - 08:00 ARQUIVOS PÚBLICOS, HISTÓRIA A SER PRESERVADA

Secretaria de Cultura de Bonito faz reunião com historiadoras

Livro doado a Divisão de Projeto, Memória e Patrimônio

 

A Secretaria de Cultura, através de sua Divisão de Projeto, Memória e Patrimônio, recebeu na tarde de quarta- feira (30), a visita das historiadoras Lira Dequech e Áurea Coeli, do Arquivo Público Estadual da Fundação de Cultura de MS.

O encontro se deu em razão do projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” com o levantamento dos acervos históricos de mais cinco municípios sul-mato-grossenses.

O objetivo é salvaguardar os arquivos públicos importantes que fazem parte da história da localidade. “E isso só é possível quando se constrói uma Política Municipal de Arquivos”, disse Lira Dequech (Coordenadora do Arquivo Público Estadual/MS).

Geralmente nas prefeituras e câmaras, falta um setor de arquivo municipal, o que permite muitas vezes o descarte de documentos importantes que contam algum fato ocorrido ao longo do desenvolvimento do município.

“É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial aos documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação”. (art.1º da Lei de Arquivos).

Assim como a natureza que tanto preservamos, os registros históricos também têm sua riqueza e importância para os munícipes e aos turistas que tem interesse em nossa história!

“Um povo sem memória é um povo sem história...” (Emília Viotti da Costa, historiadora brasileira).