Assomasul | 24 de outubro de 2013 - 09:44 Mato Grosso do Sul

Mundo Novo, Naviraí e Ponta Porã recebem a Caravana da Memória esta semana

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundação de Cultura do governo do Estado, realiza nesta quinta e sexta-feira, em Mundo Novo e Naviraí, o ciclo de palestras do projeto Caravana da Memória, cujo objetivo é orientar nos municípios do interior políticas públicas voltadas para a valorização e a divulgação da história, da literatura e do patrimônio sul-mato-grosensse. 

Nesta quinta, a Caravana da Memória inicia sua trajetória deste mês deslocando-se para Mundo Novo. A palestra está marcada para às 13h30 no auditório da Câmara Municipal, que fica na avenida Adjalmo Saldanha, s/n, Centro. 

No mesmo dia, a Caravana segue rumo ao município de Naviraí, com evento marcado para às 19 horas no auditório da Câmara Municipal, na rua Bataguassu, s/n, Centro. 

Seguindo a rota, na, sexta, a Caravana da Memória instala-se em Ponta Porã, realizando palestra às 14 horas no auditório do Paço Municipal, na rua Guia Lopes, 663. 

A Caravana da Memória é um movimento que busca conscientização e reconhecimento da cultura, da memória, da história e da arte, fazendo uma reflexão sobre os valores e talentos artísticos, históricos e literários existentes no local. 

Mundo Novo 

A terra situada na fronteira do Brasil com o Paraguai começou a ser desmembrada em 1955 pelo fazendeiro Adjalmo Saldanha, que vendia lotes às famílias de São Paulo interessadas em residir nessa região. Assim começou o desmatamento do lugarejo que passou a ser conhecido por Tapui-Porã. 

Com a construção da estrada de Iguatemi às margens do rio Paraná o povoado começou a prosperar. Com a emancipação política de Iguatemi, em 1964, desmembrado de Amambai, Mundo Novo, eleva-se à categoria de distrito.

Em 1970 foram autorizadas as primeiras construções urbanas e no dia 13 de maio de 1976, através da lei n° 3696, é criado o município de Mundo Novo. Atualmente possui, aproximadamente, 20 mil habitantes. 


Naviraí é considerado o 5° município do Estado. Foi elevado a município pela lei estadual n° 4944, de 11/11/1963. De acordo com os dados do IBGE, Naviraí possui população estimada em 2012 de 47.899 habitantes. 


Antes da Guerra do Paraguai Ponta Porã era parte do país vizinho e habitada por índios Nhandevas e os Caiuás, descendentes do povo Guarani. A região era também local de parada de carreteiros que faziam transporte da erva-mate. Em 1900 torna-se distrito de Bela Vista.

Em 18 de junho de 1912 foi criado o município de Ponta Porã. No ano seguinte foi instalado o município, tomando posse seu primeiro prefeito, Ponciano de Matos Pereira.

Em 1915 o governador de Mato Grosso, Caetano de Albuquerque, eleva o município à categoria de Comarca e toma posse o primeiro juiz de direito, Possidônio de Souza Guimarães.