Jornal Dia Dia | 24 de outubro de 2013 - 08:57 Jardim, MS

Funcionários do comércio protestam durante sessão da Câmara em Jardim

O Projeto de Lei Complementar n 004/13 que pede a alteração do art.176, inciso da Lei n 225/67 do Código de Postura do Município de Jardim – MS que pedia a alteração do horário de funcionamento dos comércios de Jardim – MS foi motivo de protesto durante a última sessão da Câmara de Jardim que aconteceu na manhã da última terça-feira (22) em Jardim.

O plenário estava lotado e dentre o público havia muitos funcionários dos principais comércios do município que estavam indignados com o Projeto e ali esperavam a votação do veto que foi pedido pelo prefeito Erney Bazzano Barbosa após assembléia geral extraordinária com a diretoria do SIndicato dos Empregados no Comércio da região sudoeste com a diretoria da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de MS na última quarta-feira (16).

Desta forma a votação pelo veto da Lei favorecendo a classe foi acompanhada por  representantes do executivo como secretários e representantes dos sindicatos trabalhistas como o Presidente da Força Sindical do MS Idelmar da Mota Lima, o presidente do Sindicato dos empregados e comércio de Jardim e Aquidauana Douglas Rodrigues e o Presidente da Associação Comercial de Jardim (AEJAR), Blasio Gregory, além da população que costuma presenciar as sessões.

Cada vereador antes de votar justificaram o porque do seu voto de forma objetiva e aberta . Dos dez vereadores que votam, nove foram a favor do veto do prefeito Erney que impedia a troca de horário de funcionamento, além de destacar que esta é uma iniciativa que é regulamentada pela convenção coletiva de suas categorias e que ambas deveriam entrar em comum acordo, antes de levar a casa de Lei como Projeto de Lei.

Apenas o vereador Guilherme monteiro defendeu a troca de horário com o objetivo de primar pela flexibilização do horário comercial atendendo os moradores, turistas e até mesmo os próprios funcionários que trabalham e dispõe de um curto período para fazer suas compras proporcionando benefícios aos trabalhadores, população e empresariado num modo geral e NÃO aumentar a carga horária prejudicando os funcionários como foi levantado. “Esta medida abre novas portas e chances de emprego.” Declarou o vereador Guilherme (PSDB).

Mas a plateia contra qualquer voto contra o veto se manifestou e uma funcionária do comercio falou no plenário defendendo a classe destacando que a categoria contava com o voto de cada vereador, porque na época de eleições eles pediam votos e que hoje os funcionários pedem que votem a favor do veto.

Ao terminar a votação cada presidente representantes do comercio local chegaram em um comum acordo para uma assembleia unindo a AEJAR – Associação Comercial de Jardim e a Força Sindical para que possam chegar em um comum consenso sobre o horário do comercio a ser estabelecido.

´Não precisávamos  chegar a este ponto de manifestações na Câmara para que fosse definido um comum horário para que o comercio funcione. Acredito sempre em uma boa conversa e agora após este veto que foi contra o Projeto de Lei o presidente da Associação Comercial Blásio Gregory concordou em sentarmos com urgência para tratarmos do assunto que foi colocado da parte deles como pedido de Projeto de Lei.” Ressaltou o presidente do Sindicato dos empregados e comerciantes de Jardim e Aquidauana Douglas Rodrigues.

“Peço com caráter de urgência que possamos nos reunir para chegarmos num comum acordo.” Destacou o presidente da Associação Comercial.” Disse Blásio Gregory.

Após a sessão o presidente da Força Sindical do MS, Idelmar reuniu todos os funcionários presentes e agradeceu a manifestação de ordem deles durante a sessão. Bateram palmas, vaiaram e até discursaram a favor do atual horário de funcionamento das lojas, alegando que também tem o direito de descansar e curtir a família.