Notícias.MS | 4 de outubro de 2013 - 10:10 Outubro Rosa

Secretaria de Saúde lança atividades do Outubro Rosa nesta sexta-feira

Divulgação


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, através da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, lança na sexta-feira (4) a partir das 9 horas na SES, no Parque dos Poderes, as atividades do Outubro Rosa. O objetivo é promover a sensibilização da população sul-mato-grossense sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre as atividades que serão realizadas durante o dia, estão a distribuição de informativos e sorteio de presentes para os servidores e a realização de palestras pelas equipes da Atenção à Saúde da Mulher.

 A ocorrência do câncer de mama continua a apresentar uma tendência de crescimento, e o diagnóstico em estágios mais avançados da doença podem estar contribuindo significativamente para o aumento das taxas de mortalidade. De acordo com a SES, Mato Grosso do Sul é a 5ª unidade federada em mortalidade por câncer de mama. Para reverter essa situação seu enfrentamento requer estratégias, de caráter individual e coletivo, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico precoce e o tratamento.

Para o ano 2012/2013, a estimativa é de que ocorram 740 novos casos de câncer de mama em Mato Grosso do Sul, sendo que 330 ocorrerão na Capital. Em estudo realizado com 393 mulheres usuárias da Estratégia de Saúde da Família em Dourados (MS) e com idade entre 40 e 69 anos, identificam que a maioria das entrevistadas possuía algum conhecimento sobre câncer de mama, porém quase metade desconhecia qualquer um dos seus fatores de risco, o que reforça a necessidade de ampliar o trabalho de mobilização de toda a sociedade.

 Para ampliar as informações sobre a importância do exame de mamografia e os cuidados para se evitar a doença, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul implantou em 2004 o Projeto Toque de Vida, que prevê a capacitação dos médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde e a sensibilização da comunidade quanto a necessidade de realizar Exame Clínico da Mama e Mamografia. Desde sua implantação os profissionais de saúde vêm desenvolvendo ações voltadas a conscientização das pessoas para detecção precoce do câncer de mama tendo possibilidade de aumentar a sobrevida e a cura da doença. Já o Outubro Rosa é um movimento internacional com o objetivo de alertar as mulheres para as causas do câncer de mama e incentivar a realização de mamografia.