Boni Miranda - Bonito Informa - c/informações da Fundtur | 11 de abril de 2011 - 16:31

Festival seleciona atrações para o 3º Salão de Turismo. Bonito não se classifica

Foi realizado no último sábado - 9 de abril - em Guia Lopes da Laguna, o Festival Gastronômico e Cultural, organizado pelo Fórum de Turismo Bonito-Serra da Bodoquena (uma das dez regiões turísticas de Mato Grosso do Sul) que reúne os municípios de Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho.

O festival, que está na sua segunda edição, tem como objetivo selecionar pratos típicos, doce e salgado, além da dança e música que representam a região Sudoeste de MS no Festival Gastronômico e de Música e Dança na Feira Internacional e 3º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, que neste ano acontecerá de 8 á 12 de junho.  

Durante as duas edições já realizadas Bonito não teve escolhida nenhum prato típico ou manifestação cultural para representar a região no evento realizado pelo Governo do Estado.

Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho concorreram com pratos típicos sendo sagrados vencedores os pratos “Panqueca Pantaneira”, elaborado pela servidora pública Carmen Lúcia Rodrigues e “Mousse de Bocaiúva com Calda de Greiffo” uma criação da empresária Ilca Esther Aguero do Restaurante Glamour, ambos, apresentados pelo município de Porto Murtinho.

Já no concurso de música e dança, com exceção de Caracol, os demais municípios apresentaram seus representantes nas duas modalidades, o vencedor na categoria musical foi: “Jara Correia” o sanfoneiro que representou Bodoquena e o na categoria dança: “Desafio do Touro Candil” representando Porto Murtinho.

Participaram do evento: o prefeito do município de Guia Lopes, Jácomo Dagostin; o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra e a primeira dama Maria Lúcia B. Ribeiro; o deputado federal Antônio Carlos Biff; os secretários municipais de Turismo dos municípios; Roberto Figueiredo, presidente da Fundação de Cultura do Campo Grande; Geancarlo de Lima Meringue, representante da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e representantes da sociedade dos municípios da Região.