IDEST | 25 de setembro de 2013 - 15:00

Campo Grande vai sediar a primeira edição do Avistar MS 2013

O Brasil está entre os três países com as maiores diversidades de aves no mundo, com 1825 espécies, de acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO). Esse potencial vem chamando a atenção dos turistas brasileiros e estrangeiros para o birdwatching, prática de observação de aves, no País.

Em Mato Grosso do Sul, o Pantanal e o Planalto da Bodoquena apresentam elevada diversidade avifaunística e relevante potencial para o turismo de observação de aves. No Pantanal sul-mato-grossense mais de 650 espécies de pássaros vivem neste paraíso. O Parque Nacional da Serra da Bodoquena - localizado nos municípios de Jardim, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho - também é considerado um dos lugares mais indicados para o turismo de observação de aves, principalmente de espécies raras. Por ter mistura de ambiente, a Serra da Bodoquena tem um papel importante: um refúgio até para aves migratórias e patos selvagens, por exemplo.

Em Campo Grande, quase 300 aves já foram catalogadas nas áreas verdes na Capital. A cidade já se prepara para receber os amantes da prática de observação de aves na primeira edição do Avistar-MS 2013. O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de outubro, no Parque das Nações Indígenas.

Diversas atividades serão desenvolvidas durante o evento, em ambiente interno (auditório) e externo (ao ar livre), com palestras, oficinas, minicursos, mesas-redondas, paneis de apresentação, exposição e concurso de fotografias, contação de estórias, lançamento e exposição de livros, exposição de arte e atrações culturais (música, teatro, dança), tudo com foco na diversidade de aves de Mato Grosso do Sul.

O Avistar MS 2013 é promovido por uma coordenação colaborativa entre Avistar Brasil, Instituto Mamede, Photo In Natura, Convention Bureau, Sindicado de Guias de Turismo do MS e COA/CGR – Clube de Observadores de Aves Campo Grande.