Assessoria Embrapa | 20 de setembro de 2013 - 13:00 BONITO (MS) - EVENTOS

13º Siconbiol encerra com grande participação do público em Bonito

O evento recebeu mais de 500 participantes, contou com um público vindo de 25 estados brasileiros e de países dos continentes americanos e europeu

Assessoria

O evento em Bonito (MS), que contabilizou mais de 500 participantes, contou com um público vindo de 25 estados brasileiros e de países dos continentes americanos e europeu. As quatro salas do Centro de Convenções de Bonito foram utilizadas simultaneamente, tanto no período da manhã quanto no período da tarde, totalizando a apresentação de oito conferências, 24 mesas-redondas (cada uma com três palestras) e apresentação de 755 trabalhos.

"A participação de todos foi enorme nos debates do 13º Siconbiol, com um grande número de pessoas até o último dia do evento", relatou Harley. Para ele, uma das grandes mensagens que ficou para os participantes é o que a pesquisa e o setor produtivo pretendem deixar de herança para as próximas gerações. "Isso mostrou como a pesquisa está realmente preocupada com um ambiente ecologicamente equilibrado e a necessidade de discussão entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e setor produtivo", finalizou.

Homenagem - No último dia do evento, 18, Sergio Arce Gomez, pesquisador aposentado da Embrapa Agropecuária Oeste foi homenageado pela Comissão Organizadora do 13º Siconbiol por sua contribuição em significantes pesquisas com pragas nos sistemas de produção de Mato Grosso do Sul, inclusive no desenvolvimento da tecnologia do baculovírus da lagarta-da-soja. A entrega da homenagem foi realizada pelo pesquisador da Universidade Federal do Paraná, Bráulio Santos, que fez parte da mesa-redonda do MIP-Soja.

Carbono zero - Em uma parceria da Comissão Organizadora do 13º Siconbiol com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, serão plantadas, em 21 de setembro 59 mudas de 25 espécies de árvores nativas do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. O objetivo é compensar a emissão de gás carbônico para atmosfera gastos durante o evento. Essa compensação será de 4,09 toneladas de CO²e (gás carbônico equivalente). O Parque é a única unidade de conservação de proteção integral federal implantada em MS.

Confira como foi a programação do 13º Siconbiol no site:

www.cpao.embrapa.br/siconbiol2013/programa.php