Assessoria da SMCB | 19 de setembro de 2013 - 17:00 BONITO - MS - REPRESENTA O MS EM BRASÍLIA

Bonito representará o Estado de MS na III Conferencia de Cultura em Brasília

O governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realizou nos

Assessoria da SMCB

O governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realizou nos dias 17 e 18 de setembro no Centro Cultural José Octavio Guizzo, a III Conferência Estadual de Cultura. Na solenidade de abertura participaram 61 delegados representando osmunicípios de MS, o que demonstra um alto grau de interesse de diversos setores da sociedade no desenvolvimento cultural do Estado.

Na Conferência foram eleitos três delegados do Poder Público e setedelegados da Sociedade Civil, entre eles, um representante dos Indígenas e um dos Quilombolas, por ser acordado com o grupo de trabalho sobre a importância de ter um representante desses povos, independente de região. Entre os delegados eleitos, Bonito conseguiu eleger um delegado e um suplente da sociedade civil que tem como missão representar o estado de MS na III Conferência Nacional de Cultura que será realizada entre os dias 26 e 29 de novembro de 2013, em Brasília.

Paulo Henrique Breda Santos (Titular), conhecido como professor PH e Júlio Cesar Gaúna Machado (Suplente)são os eleitos e quem for representar o estado terá a grande missão de defender as propostas que foram elencadas na III Conferência Estadual e que poderá contemplar os municípios de Mato Groso de Sul,através das ações direcionadas para alavancar a cultura regional.

O presidente da FCMS, Américo Calheiros elogiou a participação efetiva dos municípios nos eventos decorrentes do processo do Plano Estadual de Cultura. “Acreditamos que teremos um trabalho produtivo e que existe uma grande expectativa para que o Sistema Nacional de Cultura se consolide”. “Tivemos um saldo muito bom de Conferências Municipais realizadas e neste sentido, a cultura sul-mato-grossense sai fortalecida”, afirmou o presidente.

Américo Córdula, Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, em sua fala destacou a importância do processo participativo possibilitado atravésdas conferências. “Nestas ocasiões é que a sociedade civil tem a oportunidade de dialogar com as três instâncias, governos municipal, estadual e federal”. Por isso é enorme a responsabilidade dos delegados na defesa das necessidades culturais prioritárias dos Estados.

Para Córdula, a intenção do Ministério da Cultura é garantir mais recursos para o Fundo Nacional de Cultura por meio do Fundo Social do Pré-Sal. “O objetivo da nossa pasta é que consigamos, com apoio dos Deputados Federais, destinar 10% desses recursos para a cultura brasileira. Esse valor já garantiria a consolidação do Sistema Nacional de Cultura”, finalizou.

A III Conferência Estadual de Cultura promoveu debates acerca de políticas e ações culturais a serem desenvolvidas nos próximos 10 anos. O tema central da Conferência é "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". O assunto engloba ainda quatro eixos: I - Implementação do Sistema Nacional de Cultura, II - AProdução Simbólica e Diversidade Cultural, III - ACidadania e Direitos Culturais e IV- Cultura e Desenvolvimento Econômico.

Participaram da III Conferência de MS, representando Bonito, o Secretário de Cultura, Éder Alves de Oliveira Júnior, (Delegado nato do Poder Público), a Diretora de Cultura, Vania Mugartt, o Chefe de Divisão de Projeto, Memória e Patrimônio, Genivaldo Luz (Delegado do Poder Público), e Morgana Pereira G. da Silva, Titular do Território I do Fórum do Plano Estadual de Cultura. A equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Bonito foi com o propósito de eleger um representante domunicípio para estar presente na III Conferência Nacional de Cultura e conseguiu cumprir a missão, o que demonstra garra, força e muita união em prol do resgate e fortalecimento da cultura local e regional.