Olhar Digital/UOL | 18 de setembro de 2013 - 07:21 Operadora descumpri regras

Claro é multada em R$ 30 milhões por problemas com SAC

A punição é porque o SAC recebeu 566 queixas contra a operadora em relação ao atendimento dado aos clientes

A Claro descumpriu regras do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e, por conta disso, foi condenada pela Justiça a pagar R$ 30 milhões em danos morais coletivos. Ainda cabe recurso, mas a operadora disse que não se pronunciaria a respeito.

Houve condenação por que, em apenas seis meses de vigência do decreto que regulamenta o SAC (o de nº 6.523/2008), tanto Procons, quanto Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) receberam 566 queixas contra a operadora em relação ao atendimento dado aos clientes.

De acordo com dados do Sinditec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), entre janeiro de 2009 e abril de 2011 aumentou em 127% a quantidade de reclamações contra a Claro, indo de 1.031 para 2.347. A média de todas as outras empresas foi de apenas 9%.