Notícias.MS | 12 de setembro de 2013 - 09:37

Projeto RotaCine MS retoma as atividades exibindo filmes no interior

Divulgação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul retoma as atividades do Projeto Rota CineMS deste segundo semestre. A partir deste mês até novembro serão contempladas as cidades de Ponta Porã, Rio Brilhante, Bonito, Costa Rica, Corumbá, Pedro Gomes e Paraíso das Águas.

Os alunos do pré ao 3º ano do ensino fundamental das escolas da Rede Municipal dessas cidades irão receber a Mostra Infantil de Animações Brasileiras elaborada pelo projeto. “Serão momentos contagiantes, com muita cultura brasileira, alegria e curiosidades a respeito da cinematografia brasileira e do gênero animação”, ressalta Lidiane Lima do Núcleo Audiovisual da FCMS.

Nesta nova temporada o primeiro município a receber o projeto será Ponta Porã entre os dias 12 e 13 de setembro, nas escolas municipais São João, Manoel Martins, Marcondes Fernandes Pereira e Professor Isaac Borges Capillé. O projeto conta com o apoio da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

Rota CineMS

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva para os municípios do interior do Estado uma programação de filmes nacionais com exibições gratuitas. O Rota CineMS é o cinema itinerante da Fundação de Cultura, que tem como objetivo difundir o cinema brasileiro e regional. O projeto, que desde 2006 leva a arte do audiovisual para os municípios, já foi visto por mais de 60 mil moradores de cidades do interior que não tinham acesso a nenhuma sala de exibição, promovendo o conhecimento e o reconhecimento da nossa identidade cultural.

A equipe do projeto Rota CineMS seleciona curtas que abordam assuntos, situações, paisagens, trilha sonora e personagens da cultura popular brasileira. Os filmes fazem parte da programação Mostra de Animação Infantil Brasileira, que proporcionam ao público o acesso a essa rica arte produzida em nosso País. Além dessa mostra de animação, o projeto também contempla o público com longa-metragens, mas sempre com a intenção de difundir o cinema brasileiro.