Midiamax | 8 de abril de 2011 - 17:14

Dia Mundial de Combate ao Câncer alerta em MS sobre importância do diagnóstico

Nesta sexta-feira, 8 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, com o objetivo principal de instruir a população sobre o diagnóstico precoce da doença.

A Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso do Sul, que atua há mais de 13 anos na luta contra o câncer infanto-juvenil no Estado e regiões das fronteiras, explica que a melhor arma contra o câncer infantil é o diagnostico precoce.

Em MS, são atendidos pela AACC/MS, aproximadamente 300 crianças e adolescentes, desde o início de sua atuação no Estado, em 1998, os índices de cura aumentaram, de 4% para 65%.

Segundo a AACC, mesmo sabendo que o câncer tem cura, são avaliados por ano no Brasil, 9.000 casos de câncer infantojuvenil, além de ser a segunda causa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, em todas as regiões, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O câncer

Segundo o Inca, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo. Os tumores podem ter início em diferentes tipos de células.

Vítimas

O mais recente caso famoso de luta contra a doença durou 13 anos e foi enfrentado pelo ex-vice-presidente José Alencar, que faleceu no dia 29 de março deste ano.

Nos últimos 13 anos, o político enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Foram mais de 15 cirurgias. Desde 1997, foram mais de dez cirurgias para retirada de tumores no rim, estômago e região do abdômen, próstata, além de uma cirurgia no coração, em 2005.

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");