Notícias.MS | 9 de setembro de 2013 - 11:02

Governo reestrutura Polícia Militar, cria novos batalhões na Capital e uma Companhia em

O governo do Estado está reestruturando a Polícia Militar. Como parte das providencias para reforçar ainda mais a segurança pública em Mato Grosso do Sul, três novos batalhões forma criados de acordo com a publicação do decreto nº 13.753.

A normativa, assinada na última sexta-feira, 6 de setembro, durante a comemoração do aniversário de 178 anos da Polícia Militar, e publicada na página 1 do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (9), reafirma o compromisso do governo do Estado no MS Forte 2, programa de ações e obras que vai trazer mais investimentos e desenvolvimento para Mato Grosso do Sul.

Conforme o decreto são transformadas em batalhões as Companhias Independentes de Polícia Militar, que passam a ter novas denominações e sedes. A Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (CIPTran) passa a ser nominada Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran), com sede no município de Campo Grande e será constituído por duas Companhias de Polícia Militar de Trânsito do 17º BPM.

A Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) passa a ter nominação de Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), com sede no município de Campo Grande e será constituído por duas Companhias de Operações Policiais Especiais do 18º BPM.

O decreto cria também o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) com sede no município de Campo Grande, constituído por duas Companhias de Polícia de Choque do 19º BPM; e ainda institui a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede no município de Chapadão do Sul.

De acordo com a publicação a estrutura operacional da Polícia Militar será mantida nas unidades do 1º Batalhão de Polícia Militar de Campo Grande, 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas, 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã, 5º Batalhão de Polícia Militar de Coxim, 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá, 7º Batalhão de Polícia Militar Aquidauana, 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina, 9º Batalhão de Polícia Militar de Campo Grande, 10º Batalhão de Polícia Militar de Campo Grande, 11º Batalhão de Polícia Militar de Jardim, 12º Batalhão de Polícia Militar de Naviraí, 13º Batalhão de Polícia Militar de Paranaíba, 14º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária de Campo Grande, 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Campo Grande, 16º Batalhão de Polícia Militar de Fátima do Sul e ainda as Companhias Independente de Polícia Militar de Guarda e Escoltas de Campo Grande, de Polícia Militar Montada que passa a ser nominada de Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada, com sede no município de Campo Grande; de Polícia Militar de Bonito, de Polícia Militar de Maracaju e a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai.

A publicação completa pode ser acessada na edição desta segunda-feira, 9 de setembro de 2013, na página 1 do Diário Oficial do Estado.