Campo Grande News | 4 de setembro de 2013 - 08:00 Jardim (MS)

Lojistas de Jardim temem caos na economia com falta de investimento

Cidade considerada passagem para quem tem Bonito ou o Pantanal como destino de viagem está longe de viver o progresso econômico de municípios turísticos

Marcos Ermínio

Cidade considerada passagem para quem tem Bonito (MS) ou o Pantanal como destino de viagem, Jardim, a 239 quilômetros de Campo Grande, está longe de viver o progresso econômico de municípios turísticos.

A cidade tem a presença do Exército Brasileiro como uma das características marcantes e recebeu na última sexta-feira (30) a comitiva de universitários, militares da reserva e convidados que refez o percurso da Retirada da Laguna, episódio marcante da Guerra do Paraguai em 1867.

Para quem teve a oportunidade de passar algumas horas ociosas na cidade, conhecer o comércio central foi um dos programas escolhidos. Os comerciantes estão preocupados com a situação econômica do município.

Por parte dos moradores, as justificativas para o baixo volume de vendas e as ruas paradas são a falta de investimento do poder público, a dificuldade em cursar o ensino superior e a ausência de incentivo ao turismo da cidade.

Lucia Bahia tem 43 anos e há seis anos abriu uma loja de presentes e acessórios femininos na Avenida Duque de Caxias, a principal da cidade. Preocupada com o ritmo lento das vendas, a mulher diz temer o futuro da economia de Jardim.

“Se continuar assim, as coisas vão se tornar um caos. Está tudo muito parado e cada dia a gente vende menos. Precisamos fazer de tudo para sustentar nossos filhos, mas muitos comerciantes já fecharam as portas”, afirma a empresária.

De acordo com os comerciantes, a diminuição no ritmo nas vendas não é fato recente, mas a situação piorou depois que a nova administração assumiu o comando da cidade e decidiu não realizar o Carnaval 2013, um dos mais famosos de Mato Grosso do Sul.