Assomasul | 3 de setembro de 2013 - 10:00

Conselhos Tutelares recebem kit do governo federal

Em evento realizado na tarde desta segunda-feira (02) no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), nove municípios foram contemplados com veículos e kits destinados a seus conselhos tutelares e com o objetivo de ampliar sua capacidade de atuação e melhorar suas condições de trabalho.

O convênio assinado com os prefeitos é fruto de emenda parlamentar da bancada sul-mato-grossense no Congresso e repassado às prefeituras através da Secretaria dos Direitos Humanos, ligada diretamente à presidência da República.

O kit entregue é composto por um veículo, cinco computadores, um refrigerador e uma impressora.

Ao falar como um dos beneficiados e também representando o presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB), o prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Ramos Domingues (PSDB), agradeceu as autoridades e os conselheiros tutelares presentes e ressaltou a importância do kit para os pequenos municípios.

“Esse material dará uma condição de trabalho mais digna aos nossos conselheiros tutelares”, disse o prefeito. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer a presidente Dilma Rousseff (PT) e ao empenho do depurado Antônio Carlos Biffi (PT), presente à solenidade.

Já o prefeito de Nioaque, Jerson Garcia (PSB), falou das dificuldades que encontrou ao assumir o município, e disse que para o Conselho Tutelar funcionar com o mínimo de condições, ele teve que adquirir um veículo e emprestar ao órgão. Encerrou fazendo também um agradecimento à presidente Dilma e ao deputado Biffi.

Já o prefeito da Capital, Alcides Bernal, aproveitou a ocasião para alfinetar seu antecessor pelas condições encontradas nos Conselhos Tutelares existentes. “Achei que ia encontrar um Conselho Tutelar estruturado, mas todos funcionavam de forma precária”, reclamou.

Ele disse ainda que logo que assumiu a prefeitura, os conselheiros vieram lhe cobrar mais condições de trabalho. “Mas porque vocês não cobraram o meu antecessor”, reclamou, para em seguida dizer que tem dois bons aliados na questão dos conselhos: o MPE e a Justiça.

Ao encerrar o evento, o Coordenador Geral do Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia e de Direito, Marcelo Nascimento, garantiu a construção um conselho tutelar em cada Capital até o próximo mês de dezembro e prometeu que Campo Grande será uma das primeiras capitais a receber novo prédio.

As cidades que assinaram o convênio foram Aquidauana, Nioaque, Selvíria, Naviraí, Costa Rica, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Camapuã, e Campo Grande. Vale ressaltar que por ser Capital, campo Grande recebeu dois carros.