Notícias.MS | 27 de agosto de 2013 - 10:00

Em Ponta Porã (MS) reeducandos participam de cursos profissionalizantes de pedreiro e ma

Notícias.MS

Internos da Unidade Penal Ricardo Brandão, em Ponta Porã, estão recebendo uma oportunidade para mudarem de vida por meio da qualificação profissional. No momento, 32 custodiados estão sendo capacitados em cursos de marcenaria e de pedreiro de alvenaria, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A iniciativa faz parte das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e acontece no estabelecimento prisional por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Prefeitura Municipal de Ponta Porã.

Segundo o diretor do presídio, Rodrigo Borges, foram selecionados para participação detentos com boa conduta e habilidade para o trabalho, além de atenderem a requisitos pré-estabelecidos pelo Pronatec, como escolaridade mínima. Cada curso conta com a participação de 16 alunos. Além do conhecimento e formação profissional, os participantes recebem auxilio bolsa de R$ 2,00 por hora/aula.

“A qualificação profissional vai trazer oportunidade de trabalho tanto enquanto estão cumprindo a pena, quanto quando estiverem em liberdade, proporcionando um meio para a reinserção social”, destaca Borges.

A capacitação para a área de marcenaria envolve 280 horas de aulas, entre teoria e prática, abordando desde o planejamento e preparação dos gabaritos – ou moldes das peças – à confecção e restauração de produtos de madeira e derivados, técnicas de acabamento, montagem, pintura e colagem. Durante as aulas, eles estão confeccionando móveis para a unidade penal feminina de regime fechado da cidade.

“O curso está sendo muito proveitoso, o professor é bem qualificado, está ministrando com qualidade e tem facilidade em transmitir o seu conhecimento. Aprendi muito”, garante o reeducando B.W.S.T, 38 anos.