MTur | 26 de agosto de 2013 - 11:30

Praias badaladas se tornam acessíveis aos deficientes

MTur

Iniciativas no litoral brasileiro têm tornado as praias mais atraentes para pessoas com algum tipo de deficiência. Com esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido, um grupo pioneiro de organizações e secretarias de turismo se uniram para incluir quem tem algum tipo de limitação nas atividades turísticas

A praia de Ponta Negra, em Natal (RN), foi beneficiada com o projeto OrtoRio, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Praias em Olinda e Fernando de Noronha, Porto de Galinhas e Boa Viagem, todas em Pernambuco, também oferecem apoio para entrar no mar com apoio do projeto Praia Sem Barreiras, da Secretaria de Turismo de Pernambuco.

A turista Luciana Marques, de 30 anos, voltou a tomar banho de mar depois de muitos anos. “Antes eu passeava apenas no calçadão de Boa Viagem. Hoje, vou à arena de acessibilidade de Boa Viagem sempre que posso. Esta é uma grande iniciativa de inclusão”, disse. O Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do IBGE, de 2010.

O Ministério do Turismo aprova iniciativas que proporcionem a inclusão de pessoas com deficiência. “O objetivo é que o maior número possível de pessoas possa usufruir dos benefícios da atividade turística”, diz Wilken Souto, coordenador geral de segmentação do Ministério do Turismo.

O MTur tem um programa chamado Turismo Acessível, que oferece um pacote de incentivos à estrutura e promoção acessibilidade. A ação reservou investimento de R$ 100 milhões para promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à atividade turística.

Atualmente a pasta investe R$ 7 milhões em obras de acessibilidade em Pernambuco. Entre elas, a Praça da República, o Mercado São José, a Avenida Boa Viagem e o terminal integração de passageiros, todas em Recife, e o Mercado da Ribeira e a Orla de Olinda, em Olinda.

A presidência da República criou o Plano Viver Sem Limites, com iniciativas na mesma área, como transportes escolares acessíveis, formação de professores e tradutores-intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras).