IG | 26 de agosto de 2013 - 10:30

Para driblar saturação, shopping investe em outlets e modelos compactos

O volume de lançamentos de novos shoppings centers deve atingir recordes nos próximos anos. Como consequência, as administradoras dos empreendimentos mudam a estratégia para manter a rentabilidade do negócio.

Em um cenário de maior concorrência e falta de terrenos, os shoppings tendem a ser mais compactos agora. Em 2012, dos 27 shoppings inaugurados, 56% tinham área bruta locável maior do que 30 mil metros quadrados. A partir deste ano até 2015, apenas 46% terão área superior a este espaço, de acordo com relatório do Citibank.

A JHSF, por exemplo, que tem como foco shoppings para classes com renda mais alta, já anunciou seu projeto de shoppings compactos em bairros nobres de São Paulo. Chegar mais perto dos potenciais consumidores acaba sendo um diferencial na estratégia.

Estes shoppings menores, com 5 mil metros quadrados de área bruta locável, serão uma extensão do shopping de luxo Cidade Jardim, na cidade de São Paulo. "O aluguel por metro quadrado será interessante dentro de uma região que complementa vias de compras famosas, como a rua Oscar Freire. O grande desafio será encontrar terrenos para manter a estratégia", diz o analista Wesley Barnabé, do BB Investimentos.

Outra frente buscada pelas administradoras para se diferenciarem são os outlets, modelo ainda novo no País. Mas, justamente por ser um segmento incipiente, envolve riscos.

Mas a General Shopping, pioneira no setor, com duas unidades em funcionamento, em São Paulo e Brasília, vêm registrando bons resultados. "A unidade de São Paulo superou nossas expectativas e temos hoje uma média de cinco milhões de visitantes ao ano. Em julho de 2012 inauguramos o Outlet Premium Brasília, que em seu primeiro ano atingiu o número de 4 milhões de visitantes", conta o diretor de marketing e varejo, Alexandre Dias.

Até 2015, a administradora deve inaugurar mais sete outlets. No mês que vem será a vez de Salvador e, no primeiro semestre de 2014, do Rio de Janeiro, novo mercado para a companhia.

A JHSF deve inaugurar o Catarina Fashion neste segundo semestre do ano, que, além de outlet, será composto por áreas que reunirão residências com estrutura de lazer com campo de golfe, centro empresarial e distrito hoteleiro.