Correio do Estado | 20 de agosto de 2013 - 10:00

Dilma anuncia hoje os projetos contemplados pelo PAC

Corumbá foi a única cidade de Mato Grosso do Sul - e uma das 44 do Brasil - incluída pelo Governo Federal no PAC das Cidades Históricas 2013. E, hoje (20), a presidente Dilma Rousseff anuncia as ações que serão contempladas pelo programa aos longo dos três próximos anos.

O ato será em São João Del Rei, Minas Gerais, na Avenida Tancredo Neves, às 10h (MS). A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, participam da cerimônia.

O anúncio contará com a presença do prefeito Paulo Duarte, que seguiu viajou hoje, acompanhado da diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini.

Corumbá foi a única cidade do Mato Grosso do Sul, e uma das 44 do Brasil, incluída pelo Governo Federal no PAC das Cidades Históricas 2013. “É um marco para a nossa cidade estar entre as 44 do Brasil no PAC das Cidades Históricas, passando à frente de outras regiões consideradas mais tradicionais, além de ser a única do Mato Grosso do Sul”, disse o prefeito ao embarcar para a cidade mineira.

Paulo Duarte disse que a Prefeitura cumpriu todos os trâmites legai e que está bastante confiante na aprovação da maioria dos projetos pleiteados, como a recuperação do antigo prédio da Prefeitura, na esquina das ruas 13 de Junho com a 15 de Novembro, da Casa do Artesão e do antigo Mercadão Municipal.

A proposta do PAC Cidades Históricas é trabalhar na recuperação e revitalização das cidades, a restauração de monumentos protegidos, o desenvolvimento econômico e social e dar suporte às cadeias produtivas locais, com a promoção do patrimônio cultural.

Em janeiro, foram divulgados os 44 municípios que fazem parte do Programa. Após a identificação das principais demandas por requalificação, os monumentos e espaços públicos a ser restaurados serão conhecidos. O Programa do Governo Federal envolve, em sua formulação e implementação, os Ministérios da Cultura e do Planejamento e o IPHAN.