Correio do Estado | 19 de agosto de 2013 - 09:30 Beleza Natural

Inverno é a estação em que os Ipês mostram suas flores

Eles florescem naturalmente a partir do mês de junho, junto com o inverno

Correio do Estado

Ipês roxos e amarelos estão em plena floração no inverno sul-mato-grossense. Essa exuberância colorida enfeita as ruas e avenidas de Campo Grande e como estão presentes em grande quantidade, se espalham tanto no centro quanto na periferia. Natural do Cerrado, os ipês podem ser roxos (visulamente rosas), amarelos ou brancos, mas apenas os dois primeiros já dão sinais de vida na capital.

Eles florescem naturalmente a partir do mês de junho, junto com o inverno, no caso do ipê roxo. Já o amarelo começou a florar no mês passado e deve manter-se florescendo até o mês de setembro. Já o roxo finaliza sua floração neste mês. As flores do ipê branco começam a aparecer apenas a partir deste mês e seguem até outubro.

O biólogo e policial militar ambiental, Ednilson Paulino Queiroz, explica que a floração dos ipês depende de uma série de fatores, que incluem a regularidade de chuvas e o tipo de clima. “Os ipês brancos não aparecem muito porque são pouco plantados, mas pode ocorrer de haver tempos de floração diferentes em cada região da cidade por conta do microclima”, explica.

O fato das flores aparecerem no inverno e não na primavera é característico da espécie. “Embora a primavera seja a estação das flores, as estações não são fixas e há mudanças de uma estação para outra. Há quanto tempo não se fazia um frio como agora? Isso influencia nas árvores”, destaca Queiroz.