G1/MS | 15 de agosto de 2013 - 07:01

MS receberá 13 médicos estrangeiros em programa do Governo Federal

Mato Grosso do Sul receberá 13 médicos estrangeiros, que serão distribuídos em cinco cidades, pelo programa Mais Médicos. Eles foram selecionados para as vagas que sobraram depois que terminou o prazo para que os brasileiros se inscreverem acabou. O primeiro mês de seleção foi encerrado na terça-feira (13).

Dos profissionais que demonstraram interesse em atuar em cidades sul-mato-grossenses, apenas 12 homologaram as inscrições e efetivaram a participação. Desses, sete escolheram Campo Grande e o restante, Corumbá.

A capital do estado sera a cidade com maior número de médicos de outros países, com cinco. Em seguida, Corumbá e Ponta Porã, com três cada. Caracol e Sete Quedas deverão contar com um médico estrangeiro, cada uma.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de vagas preenchidas equivale a 11,5% da demanda dos municípios do estado, que apontaram a necessidade de 217 médicos para completar o quadro na atenção básica do Sistema Único de Saúde.

A segunda seleção para médicos brasileiros e estrangeiros será aberta na próxima segunda-feira (19). Também será permitida a entrada de novos municípios no programa.

Quando chegarem ao Brasil, os médicos de outros países se concentrarão inicialmente em oito capitais: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza, onde participarão de aulas de avaliação sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Após a aprovação nesta etapa, começam a atender a população na segunda quinzena de setembro.