Correio do Estado | 14 de agosto de 2013 - 08:00

Corumbá quer mostrar Pantanal como opção de lazer

Com a finalidade de divulgar o Pantanal como opção de lazer e entretenimento aos praticamentes de esportes e aventura, Corumbá - em Mato Grosso do Sul - será a "capital nacional dos esportes radicais", segundo a prefeitura, de 21 a 24 de novembro.

Alguns dos melhores atletas do País, informa ainda a prefeitura, estarão na cidade para a disputa dos Jogos de Aventura do Pantanal.

A competição reunirá seis diferentes modalidades: ciclismo, corrida de orientação, maratona aquática, canoagem, voo livre e o moderno stand up padlle.

O principal objetivo do evento é divulgar Corumbá e o Pantanal sul-mato-grossense.

Presidentes das federações envolvidas nos Jogos de Aventura estiveram na cidade em junho, quando começou o processo de definição de cada uma das provas. O ciclismo e a orientação, por exemplo, serão desenvolvidos tanto na zona urbana quando na Estrada Parque Pantanal.

A canoagem, a maratona aquática e o stand up padlle, modalidade que os esportistas praticam ficando em pé nas pranchas e remando para se locomoverem, acontecerão no Rio Paraguai, incluindo o Parque Marina Gattass e a Prainha do Porto Geral. Inclusive, existe a possibilidade de Corumbá sediar o primeiro campeonato brasileiro de stand up organizado pela CBSUP (Confederação Brasileira de Stand Up Paddle), fundada em março desde ano.

O voo livre, por sua vez, também deve incluir a zona urbana e rural. Em todos os esportes, a comunidade terá acesso a oficinas e cursos promovidos pelos atletas. Alunos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme) serão envolvidos na atividade, uma forma incluir e incentivar as novas gerações.

A prefeitura ainda planeja a realização de shows e atrações artísticas para o mesmo período em que acontecem os Jogos de Aventura do Pantanal. “Estamos integrando todas as pastas do Executivo nesse evento. É um trabalho conjunto para fazer de Corumbá uma referência, até internacional, nessa área”, afirmou o prefeito Paulo Duarte. A expectativa é de cerca de 600 atletas participem das competições.