Assessoria da SMCB | 10 de agosto de 2013 - 13:40 Cultura - Bonito (MS)

II Conferência Municipal de Cultura de Bonito (MS) elege delegados

A II Conferência Municipal de Cultura teve como objetivo elencar propostas para serem desenvolvidas através da Secretaria Municipal de Cultura do Município

SMCB

Foi realizado em Bonito (MS) nos dias 07 e 08 de Agosto, a II Conferência Municipal de Cultura com o objetivo de elencar propostas para serem desenvolvidas através da Secretaria Municipal de Cultura do Município, criada recentemente.

Participaram da conferência artistas, artesãos, produtores e representantes das instituições e órgãos públicos, que juntos traçaram as metas baseadas no Sistema Nacional de Cultura. O tema geral da II Conferência Municipal de Cultura é "UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA A CULTURA: DESAFIOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA", os quais se constituíram nos seguintes eixos temáticos:

I - Implementação do Sistema Nacional de Cultura;
II - Produção Simbólica e Diversidade Cultural;
III - Cidadania e Direitos Culturais;
IV - Cultura como Desenvolvimento Sustentável.

A Conferência contou com a participação de vários segmentos artísticos, o que possibilitou o desenvolvimento de várias sugestões embasadas na necessidade de demandas apontadas por quem vivencia a realidade cultural do município. 

Representando Américo Calheiros, Presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, participou da Conferência a Chefe de Assessoria de Projetos da FCMS Giovanna Ramos Auto, que ministrou uma palestra abordando o tema: SNC - Sistema Nacional de Cultura e sobre os eixos abordados na Conferência. Sua participação foi extremamente importante para esclarecer as dúvidas que a plenária elencava.

O Secretário de Cultura Eder Alves de Oliveira Junior, avaliou a Conferência com um resultado muito positivo, onde houve uma aproximação entre o poder público e os representantes da cultura local.

Os debates foram mediados pela Diretora de Cultura Vânia Mugartt que conduziu de forma maleável, dando oportunidade para todos que se propuseram a manifestar seus anseios.

Conforme o Regimento aprovado no início da conferência, foram eleitos um Delegado representando o Poder Público e dois representando a Sociedade Civil. Os referidos Delegados representarão o Município de Bonito na III Conferência Estadual de Cultura do MS, que acontecerá no dia 17 e 18 de Setembro, em Campo Grande (MS).

Foram eleitos os seguintes Delegados:

PODER PÚBLICO

Genivaldo Mascelino da Luz - Titular

Jander Claro - Suplente

SOCIEDADE CIVIL

Julio Cezar Gauna Machado - Titular

Ralf Aparecido Aivi de Oliveira - Suplente

Paulo Henrique Breda Santos - Titular

José Bonifácio Miranda - Suplente

A eleição dos delegados foi realizada de forma diplomática e democrática, com a aprovação efetiva da plenária. A Secretaria Municipal de Cultura está em novo endereço e à disposição para receber os artistas, artesãos, produtores e demais membros do segmento cultural local, que possam desenvolver parcerias e projetos.

Secretaria Municipal de Cultura: 
Rua 29 de Maio, 1066 - Centro
Tel.: (67) 3255-3628
E-mail: secultura.bto@gmail.com