Assessoria de Imprensa da prefeitura | 6 de agosto de 2013 - 10:05

Anastácio será sede da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e So

O município de Anastácio (MS) foi escolhido como cidade-pólo para sediar a etapa regional da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – Etapa Territorial/Território da Reforma, que acontecerá nesta quarta-feira, dia 7.

A conferência acontecerá no Salão Social do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED), com abertura às 7h30 e término previsto para às 17h.

Esta etapa regional reunirá participantes das cidades de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e Terenos, que serão recepcionados pelo prefeito anfitrião e presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo, e pelo coordenador local da conferência, secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Valdevino Santiago.

Nesta etapa regional com a participação das delegações dos municípios do Território da Reforma serão eleitos 18 delegados para a Conferência Estadual que acontecerá dias 30 e 31 de agosto, em Campo Grande, de onde sairão 30 delegados para etapa nacional.

A Conferência é realizada numa parceria entre a Prefeitura de Anastácio, a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário - DFDA-MS, o Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território da Reforma – CODETER, e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SEPROTUR e da Agraer.

A 2ª Conferência tem como meta principal a discussão para elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), materializando concepções, princípios e diretrizes estratégicos da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural, com indicação de metas de curto, médio e longos prazos e projeção para as próximas décadas.

Além desse foco, o secretário Valdevino explica que a conferência será oportuna para a discussão do Plano Estadual, Regional e Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

A Conferência será norteada pelos seguintes eixos: 1) Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar; 2) Reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; 3) Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; 4) Gestão e participação social; 5) Autonomia das mulheres rurais; 6) Autonomia e emancipação da juventude rural; e 7) Promoção do etnodesenvolvimento.

Douglas conclama os agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, representantes do poder público, igrejas e donas de casa para participarem da conferência e ajudar os gestores públicos na elaboração de estratégias para desenvolvimento do município e melhoria da qualidade de vida da comunidade em geral.

“Esse é um momento de discussão de novas ideias, de encontrarmos respostas e soluções para os problemas que as nossas cidades enfrentam. Ouvindo a comunidade, crescemos e erramos menos na administração. Contamos com a presença de todos!”, afirmou o prefeito.