Notícias.MS | 3 de agosto de 2013 - 07:40 FESTIVAL DE INVERNO - BONITO - MS

Espaço Eco Criança une literatura e ecologia numa lição aos adultos do futuro em Bonito

No Festival de Inverno, as crianças descobrem a magia da leitura enquanto aprendem que quase tudo pode

Foto Edemir Rodrigues

Bonito (MS) – No Festival de Inverno, as crianças descobrem a magia da leitura enquanto aprendem que quase tudo pode ser reciclado e reutilizado. Na Praça da Liberdade, um cantinho especialmente preparado para elas abriga contação de estórias, oficina de reciclagem de papel e uma incrível árvore que dá... livros! O fruto da estação são as produções de Monteiro Lobato, um dos homenageados do Festival e pai de personagens que povoam o imaginário infantil.

“Este aqui, porque a minha mãe se chama Emília!”, anuncia, eufórica Ana Clara Ferreira Gonçalves ao escolher um livro que "cai" do pé. Abrindo a capa colorida de “O Mês de Abril”, a estudante de seis anos de idade folheia várias páginas até parar num capítulo que fala de pássaros.

Com o soletrar vagaroso de quem está aprendendo a trilhar o mundo novo da leitura, ela vai passando as palavras, as linhas. “Eu gosto de ler, já tenho vários livros”, ela diz. O favorito? “Um que tem umas 300, não! 400 folhas, e que tem várias estórias”.

Ana Clara é parte do grupo de cerca de 20 meninas (a maioria) e meninos que só nesta sexta-feira (2) ocuparam o Eco Espaço com curiosidade e disposição para ouvir as estórias contadas pela escritora Sandra Andrade e colocar mãos à obra no desenho, recorte, pintura e montagem da lenda da índia Cacai, em oficina ministrada pela artista plástica Ângela Silva.

No estande, as crianças são acolhidas pela literatura. E, depois de ouvirem, são incentivadas a colocar o próprio talento e criatividade a serviço da cultura e do meio ambiente: como Mitos e Lendas são a temática desta edição do Festival, a estória da índia Cacai – uma lenda da região de Bonito – serve de base para a montagem em papel de personagens que resumem esta tradição. E o melhor: cada uma leva para casa a própria caixa de sapato transformada em cenário, com coloridos personagens como a indiazinha e o ipê amarelo.