Notícias.MS | 2 de agosto de 2013 - 06:50 BONITO - MS - CULTURA NO FESTIVAL

Intervenção de rua produz vídeo de grafiteiros, skatistas e rappers no Festival em Bonit

A atividade criativa que utiliza a linguagem audiovisual também está presente no 14º Festival de Inverno de Bonito

Edemir Rodrigues

A atividade criativa que utiliza a linguagem audiovisual também está presente no 14º Festival de Inverno de Bonito. Dando espaço a três elementos do movimento do hip hop, grafiteiros, skatistas e rappers se apresentam ao lado da Praça da Liberdade fazendo manobras radicais, rimas e produzindo um painel com a arte do grafismo.

O trabalho integrado que está todo sendo gravado em vídeo vai fazer parte de uma mostra que retrata o passo-a-passo da criação de um painel de 12 metros que reúne grafite de quatro artistas. O trabalho é filmado, depois para por um processo de edição e postado na internet para mostrar o surgimento de uma nova linguagem audiovisual que vem crescendo.

O grafiteiro Rafael Mareco, 20 anos, que participa da Mostra R.U.A. (Mostra de Registros Urbanos Audiovisuais) responsável pela edição e ilustração editorial de vídeos, disse que pela primeira vez o grupo participa do Festival em Bonito e que foi convidado pela atuação no Festival América do Sul. “Nós já vínhamos registrando os grafites que estávamos fazendo desde o começo deste ano e apresentamos em Corumbá este trabalho. Estamos aqui para mostrar a arte de rua que temos feito”, relatou o grafiteiro.

A aceitação do movimento hip hop tem ganhado mais adeptos para Rafael Mareco. Para ele as pessoas têm visto um resultado nas produções. A ideia do projeto temático e de livre expressão criado para o Festival faz com que a população que frequenta a festa tenha um contato maior com a arte de rua. “O grafite hoje é mais reconhecido, com os vídeos mostrando as produções, as pessoas tem encarado esta arte como algo mais sério e estar neste Festival com um espaço dedicado à produção e arte da rua é muito gratificante”, ressaltou Rafael.

O painel reúne trabalho de quatro grafiteiros que através da livre expressão criaram imagens para o Festival utilizando somente tinta spray e latéx. “A nossa principal ideia é uma ‘pá de ideia’. Fizemos um personagem chamado de Seu Manuel para demostrar a diversidade que o Festival traz para Bonito com muitas tribos e muita arte diferente. Antes fazemos um esboço e na hora de fazer o trabalho vamos criando e combinando cores”, comentou o grafiteiro.

Mostra R.U.A

A Mostra R.U.A reúne profissionais que se dedicam à atividade criativa utilizando a linguagem audiovisual. Os videomakers também utilizam seu talento para registrar o que acontece nas cidades no âmbito sócio, artístico e cultural. Isso é observado nas redes sociais, nos festivais e mostras de cinema no mundo inteiro.

Em Mato Grosso do Sul coletivos, produtoras independentes e videomakers sempre estão nas ruas, com suas câmeras, registrando as experiências da Cultura Urbana. A intervenção proposta pelo Mostra R.U.A. traz para a programação do Festival performances dos graffiteiros Diego Verme, João Tatoo e Pedro Ópio; dos skatistas da Rema Board House e MCs do projeto Delta 9. Durante as intervenções os videomakers Rafael Torres e Rafael Mareco produzirão imagens ao vivo que farão parte de um filme que será exibido durante a programação do Festival no sábado (3).