Notícias.MS | 2 de agosto de 2013 - 07:00 BONITO - MS - FESTIVAL DE INVERNO

Espetáculo que canta as lendas brasileiras encanta adultos e crianças no Festival em Bon

O misto de canto, poesia e interpretação do grupo teatral paulista Picnic foi uma das atrações das artes cênicas

O misto de canto, poesia e interpretação do grupo teatral paulista Picnic foi uma das atrações das artes cênicas nesta quinta-feira no Festival de Inverno. A companhia trouxe a Bonito o espetáculo “Panos e Lendas”, uma sintonia com o tema desta edição do evento, que fala de “Mitos e Lendas – As Histórias que a Natureza Conta”.

Na peça, os oito atores fazem uma trajetória entre o começo e o fim do mundo, contando estórias, passando por costumes, crendices, cantos e brincadeiras do folclore brasileiro. O clima de festa cantada e dançada, mostrando a cultura nacional começou já no saguão do auditório no Centro de Convenções de Bonito, num chamado ao público.

Já em cena no palco, a trupe encantou famílias inteiras. Mesmo crianças pequenas se divertiram com a narrativa cheia de cores nos figurinos, de melodia nos instrumentos de corda, sopro, percussão. A encenação utiliza grande quantidade e variedade de panos, que são manipulados pelos atores e se transformam em cenários, figurinos e adereços. Vistas da plateia, as cenas se transformam, criando efeitos de coisas, gente e bichos.  

 

O diretor e ator Chico Cabrera disse que um espetáculo como esse tem a importância de levar adiante as estórias que nossos avós contavam, num misto de tradição e renovação. “Nossa cultura tem que ser preservada, e esse é o papel da lenda”, disse.

 

 

Bonito foi palco da celebração de 14 anos da companhia, que começou a se apresentar em 1º de agosto de 1999. Desde então, em torno de 40 atores já passaram pelo grupo. Para Chico Cabrera, a oportunidade de se apresentar em Bonito e mostrar este espetáculo é motivo de alegria. “É muito legal este espaço que é disponibilizado para o artista. A organização do Festival de Inverno está de parabéns”.