Revista Info | 31 de julho de 2013 - 10:02

Wii atinge marca de 100 milhões de consoles vendidos

Photo Pin

A Nintendo lançou o Wii U em novembro do ano passado, mas ele continua sendo superado em vendas a cada mês pelo primeiro Wii, que acaba de completar 100 milhões de consoles vendidos desde seu lançamento em 2006.

Entre abril e junho, a Nintendo vendeu mais 210 mil unidades do Wii, resultando no alcance da importante marca.

De acordo com os dados do site VGChartz, o Wii se junta agora ao seleto time de consoles que venderam mais de 100 milhões de cópias. São eles: PS2 (157 milhões), DS (154 milhões), Game Boy (118 milhões) e PSOne (104 milhões).

A tendência é que a lista vá demorar para receber um novo integrante. Game Boy Advance, lançado em 2001, é o mais próximo da meta neste momento, com 81 milhões de unidades vendidas mundialmente. Os outros consoles principais dessa geração também estão longe: PS3 e Xbox 360 estão com cerca de 78 milhões de unidades vendidas cada um.

Wii U - Durante o mesmo trimestre analisado, em que o Wii atingiu essa importante marca, o sucessor do console novamente não apresentou bom desempenho, vendendo apenas 160 mil unidades mundialmente.

Entre as razões para a crise do sucessor do Wii, estão a falta de grandes títulos exclusivos (tanto da própria Nintendo quanto de outras produtoras) e o mau desempenho do hardware presente no console, que muitos estúdios têm comparado aos da atual geração (PS3 e Xbox 360).

A Nintendo prometeu revelar mais títulos exclusivos e enriquecer seu acervo de Wii U ao longo do segundo semestre.

Nesse momento, os gamers ainda preferem o portátil 3DS, que vendeu 1,4 milhão de unidades e 11 milhões de games nos últimos três meses. O bom desempenho se deve em parte à grande quantidade de exclusivos de alta qualidade lançados para a plataforma em 2013, incluindo Luigi's Mansion: Dark Moon, Fire Emblem: Awakening e Animal Crossing: New Leaf.