MS Record | 23 de julho de 2013 - 12:00 PARANHOS

“Chuva congelante” cai em Paranhos e moradores confundem fenômeno com neve

Especialista explica a diferença do fenômeno no extremo sul de MS

Os moradores de Paranhos, município distante 477 quilômetros de Campo Grande, afirmam ter presenciado neve na noite desta segunda-feira (23). O fato teria ocorrido a partir das 18h30 e prosseguiu, com intervalos, até às 20h. Especialistas analisaram os relatos e afirmaram que pode ter ocorrido um pequeno engano, por parte dos moradores. A suposta neve trata-se na verdade de um fenômeno denominado como “chuva congelante”.

O proprietário de uma rádio local, Eric Grubisich Fernandez, afirma que avistou o fenômeno enquanto estava em casa. “Neve mesmo caiu por pouco mais de dois minutos, depois caíram pequenas lascas de gelo por duas horas. Teve alguns intervalos de 15 a 30 minutos neste período”, relatou.

O MS Record.com.br entrou em contato com Instituto Meteorológico Anhanguera Uniderp e de acordo com meteorologista Natalio Abrao, para se classificar o fenômeno como neve, seria necessário seguir alguns padrões. “O floco de neve flutua, e pelos relatos, o que ocorreu em Paranhos seria o que classificamos como chuva congelante”, afirmou.

Ainda segundo o meteorologista, o fenômeno denominado “chuva congelante” ocorre quando as temperaturas estão abaixo dos 4°C negativos, e chove. A água congela e atinge o solo de forma mais consistente. Já a neve flutua e geralmente ocorre na presença de ventos fracos.