Correio do Estado | 17 de julho de 2013 - 08:15

Deputados querem que Enersul volte a ser estatal

Com problemas na compra da Enersul, deputados estaduais defendem que o controle sobre o fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul retorne para os mãos do Estado, segundo reportagem na edição desta quat-afeira (17) do jornal Correio do Estado. O presidente da Assembleia Legistiva, Jerson Domingos (PMDB), disse que uma comissão deve ser formada até a próxima semana para avaliar a viabilidade da reestatização do serviço.

A medida foi defendida pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) durante a sessão de ontem, após o deputado Marquinhos Trad (PMDB) denunciar as irregularidades que a Energisa, empresa que quer comprar o Grupo Rede, do qual a concessionária de MS pertence, já praticou no País.

A venda do grupo foi acertada durante reunião com credores no início do mês, mas ainda precisa ser aprovada pela Justiça e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“A Enersul é passada de mão em mão e a situação só complica mais. O Estado deveria analisar a retomada, ainda mais por se tratar de um serviço essencial. As empresas estão vindo mais interessadas em se dar por alguns anos e depois ir embora, deixando o prejuízo”, defende Kemp.  A reportagem (que pode ser lida completa no Correio do Estado) é de Paula Vitorino.