FundTur - MS | 3 de julho de 2013 - 10:01

Equipe supera meta de cadastros com o “Desafio Cadastur”

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) tem trabalhado intensamente na orientação e divulgação sobre a importância do cadastro dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur. O Cadastur é um sistema de inclusão gratuito de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Fundação de Turismo.

Visando otimizar e incentivar o aumento do número de cadastros dos empreendimentos, a Diretoria de Desenvolvimento do Turismo e Mercado da Fundação de Turismo de MS lançou internamente o “Desafio Cadastur”, a campanha estabelece metas divididas entre as macrorregiões: Bonito/Serra da Bodoquena, Pantanal e Grande Dourados; Vales das Águas, Costa Leste, Cone Sul e Sete Caminhos da Fronteira; Rota Norte, Vale do Aporé e Caminho dos Ipês. O desafio começou a ser trabalhado pela equipe no mês de junho e conseguiu alcançar resultados positivos nesta primeira etapa.

Segundo o diretor de desenvolvimento do turismo e mercado da Fundação de Turismo, Daniel Real, o método com características do setor privado pretende orientar e pontuar onde a equipe deve chegar. “É também um processo motivador para o grupo. Hoje podemos mostrar através dos números o desenvolvimento e resultados desse trabalho. Uma das equipes conseguiu alcançar 132% da meta estipulada”, destacou.

De acordo com Daniel Real, o cadastro disponibiliza o acesso às linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo (MTur).

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, o cadastro das prestadoras de serviços beneficia o empreendimento e o profissional, pois demonstra sua legalidade no mercado turístico e garante segurança ao consumidor final. “O cadastro permite que os integrantes participem de campanhas, feiras e eventos realizados pelo MTur e Embratur, além de ter acesso às linhas de financiamento para o turismo e, o mais importante, é gratuito”, diz Nilde.

Conforme informações da coordenadora regional dos serviços turísticos da Fundação de Turismo/Mtur, Dinair Rezende Marques, os empreendimentos que ainda não estão cadastrados deverão cumprir a legislação (Lei nº 11.771 de 17/09/2009) e os que já estão incluídos no Cadastur devem a cada dois anos renovar o cadastro e executar todos os dispositivos legais, com ações que visam o desenvolvimento da competitividade do turismo nacional, com informações precisas e reais, qualidade no atendimento e na prestação e oferta de serviços: recepção, alimentação, acomodação em camas e enxoval de boa/ótima qualidade, além dos requisitos vinculados as ações de sustentabilidade.

Os Meios de Hospedagens - Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama&Café, Hotel Histórico, Pousadas e Flat/Apart-Hotel) - cadastrados no Cadastur poderão participar do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagens, que utilizará a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias, em todas as tipologias. O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu categorias específicas para cada tipo.

O Sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades: Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café); Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo.
A equipe de atendimento do Cadastur, lotada na Fundtur-MS, têm realizado contatos telefônicos e visitas nos municípios visando sensibilizar, mobilizar, informar e orientar os prestadores de serviços turísticos, legalmente constituídos e em operação para efetivar o cadastramento.

Os interessados em cadastrar-se devem entrar em contato com a Fundação de turismo de MS pelo e-mail cadasturms@gmail.com, ou telefone (67) 3318-7600. Site: www.cadastur.turismo.gov.br

Números positivos:

O Cadastro de Pessoas Físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo atingiu o crescimento de 49%, comparando a variação anual, com base nos dados apurados entre os anos 2009 a 2012.

“Projetos de divulgação, além de visitas em campos de técnicos da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul com objetivo de conscientizar sobre a importância da legalização da atividade turística facilitaram o processo”, pontua Dinair Rezende Marques, coordenadora regional dos serviços turísticos da Fundação de Turismo/Mtur.

Cadastur

Criado pelo Ministério, o Cadastur é um sistema on-line que serve de fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. A partir da Lei do Turismo, o cadastro no MTur passou a ser obrigatório para empresas e profissionais de turismo. O projeto é executado em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal.

O cadastro proporciona oportunidades de qualificação, facilidades de acesso a linhas de financiamento e oportunidades de negócios e acesso a novos mercados.