FCMS | 26 de junho de 2013 - 13:30

Festival do Teatro Brasileiro apresenta 11 espetáculos com apoio da FCMS

FCMS

Em sua 14ª edição, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB), promove mais uma vez o intercambio cultural entre os estados brasileiros. Depois de apresentar, entre maio e junho de 2012, espetáculos gaúchos para mais de 56 mil pessoas em Goiás e no DF, o Festival leva para Mato Grosso do Sul pela primeira vez uma mostra representativa produção do Distrito Federal, nas área de teatro, dança e circo. O Festival do Teatro Brasileiro - Cena DF , etapa Mato Grosso do Sul se revezará entre várias localidades de Campo Grande, capital do estado, durante o período de 23 de junho a 07 de julho.

Foram escolhidos 11 espetáculos para toda a familia, selecionados dentro de um universo de 70 inscritos. Ao todo, os grupos farão 24 apresentações. A curadoria de Ana Paula Bouzas e Fábio Espírito Santo primou pela qualidade dos espetáculos e as diversidades de linguagens existentes na cena cultural do DF.

Segundo os curadores, a proposta de diálogo e integração artística do FTB é das mais assertivas e pertinentes em um país como o Brasil. E sobre a produção do Distrito Federal testemunharam juntos ao encaminhar a lista de selecionados: “o cenário cultural a que tivemos acesso é admiravelmente rico. Um lugar onde temos desde a encenação mais tradicional do palco italiano ao experimentalismo do teatro itinerante; do underground realizado por jovens artistas ao teatro de rua resistente, político, ativista; das clássicas peripécias circenses ao olhar contemporâneo da dança em diálogo com as artes plásticas e o audiovisual; da tradição do mamulengo à transgressão bem humorada das intervenções urbanas”.

O Teatro do Distrito Federal será, pela primeira, vez objeto de circulação do Festival do Teatro Brasileiro. Outras seis cenas – a baiana, a pernambucana, a cearense, a mineira, a gaúcha e a paranaense (em execução) – foram destacadas pelo Festival. Este projeto que é singular no Brasil foi visto por mais de 210 mil pessoas em 13 unidades da federação (MA, CE, PE, SE, BA, DF, GO, MG, ES, RJ, SP, PR e RS). Com esta nova edição, o FTB quer contribuir com a difusão do que é mais representativo na produção cênica do Distrito Federal.