ESPN | 21 de junho de 2013 - 00:04

Miami Heat, do astro Lebron James, é bicampeão da NBA

Reuters

A temporada 2012-2013 da NBA precisou de sete jogos na série final para conhecer o seu campeão. Na realidade, coroar um bicampeão. Vencedor da liga na temporada passada, o Miami Heat levantou mais um troféu nesta quinta-feira - depois de outro embate emocionante - ao superar o valente San Antonio Spurs por 95 a 88, na American Airlines Arena. O Heat chegou a estar perdendo a série final por 3 a 2, mas venceu os dois últimos confrontos diante de sua torcida.

O duelo desta quinta foi o 18º jogo 7 na final da história da NBA. E o Miami Heat fez valer o retrospecto. Agora, das 18 partidas 7 na decisão, o time mandante saiu com a taça 15 vezes. Desse modo, o San Antonio Spurs perde a sua invencibilidade em finais da NBA. Nas quatro edições anteriores que os Spurs decidiram a liga, tinham ficado com o título.

O Miami Heat conquista o terceiro título de sua história. O time venceu nas temporadas 2005-2006 (diante do Dallas Mavericks), 2011-2012 (contra o Oklahoma City Thunder) e em 2012-2013 (San Antonio Spurs).

Com o triunfo do Miami Heat, o Brasil segue sem ter um jogador campeão. O pivô Tiago Splitter poderia ter quebrado esse jejum do país, mas não foi possível.

O astro Lebron James teve, mais uma vez, uma atuação de gala. O jogador chamou a responsabilidade durante toda a partida, foi certeiro nas bolas de três pontos e terminou o confronto como grandes cestinha, com 37 pontos. Ele completou o double-double ao apanhar 12 rebotes. Lebron ainda contribuiu com 4 assistências e duas roubadas de bola. James, além de ter sido o MVP da temporada regular, também foi eleito o melhor jogador das finais.

Dwyane Wade também foi um dos destaques da grande decisão, com 23 pontos, 10 rebotes e 1 assistência. Do ‘trio de ferro' do Miami, apenas Chris Bosh destoou. O atleta terminou o jogo zerado. Ele, ao menos, pegou 7 rebotes e deu duas assistências.