Campo Grande News | 13 de junho de 2013 - 09:13

Banho de São João deve atrair 50 mil pessoas no Porto Geral, em Corumbá

Prefeitura Municipal de Corumbá

De 21 a 23 de junho, a Prefeitura de Corumbá, município distante 419 quilômetros de Campo Grande, realiza o tradicional Arraial do Banho de São João. A Fundação de Cultura do Pantanal fechou a programação deste ano na segunda-feira (10). A expectativa é que mais de 50 mil pessoas participem do banho ao santo nas águas do Rio Paraguai.

A abertura, no primeiro dia, será às 8h, com a Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul, o São João de Corumbá, no Muphan (Museu da História do Pantanal). A parceria é com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

No mesmo dia, à tarde, às 13h, acontece a Conferência Intermunicipal de Cultura, que vai reunir, no Centro de Convenções Miguel López, representantes do setor nos municípios de Aquidauana, Miranda, Ladário, Rio Verde e Anastácio.

O arraial no Porto Geral começa às 18h, com decoração típica, praça de alimentação concurso de quadrilhas juninas e de andadores. Os shows, locais e regionais, com violas pantaneiras, começam a partir das 21h30.

A programação de sábado, dia 22, inclui a exposição itinerante, a partir das 8h, no Mupahn, e conferência de cultura, de manhã e à tarde, no Centro de Convenções. Às 20h acontece a abertura do I Festival da Viola de Cocho no Porto Geral. O arraial, neste dia, contará com apresentações de quadrilhas juninas, shows locais a partir das 21h30, e o show nacional com Moraes Moreira depois da meia noite.

No último dia, domingo, haverá exposição itinerante às 8h; Festival de Viola do Choco das 8h às 12h e o arraial do Banho de São João, a partir das 18h, no Porto Geral. É o ponto mais alto da festa.

Para este dia, a população terá outras atrações. Evandro Campos sobe ao palco a partir das 19h. Às 22h acontece a elevação do Mastro de São João. Às 23h30 terá um show pirotécnico à meia noite, seguido do show nacional com o Bloco Brasil.