Veja | 9 de junho de 2013 - 12:16

Seleção testa a sua popularidade diante da torcida gaúcha

Não é só a equipe titular do técnico Luiz Felipe Scolari que será testada no amistoso deste domingo, em Porto Alegre, contra a França. A seleção brasileira também terá uma amostra do que a espera nas arquibancadas durante a Copa das Confederações, a partir do próximo sábado. Nos últimos amistosos realizados no país, o torcedor brasileiro não teve muita paciência com a equipe.

Pior ainda, deixou a paixão por seu clube falar mais alto na hora de acompanhar o time nacional em ação. Resultado: se o jogo é em São Paulo, pedidos em coro por atletas dos clubes da cidade; se a partida é em Belo Horizonte, duelo entre as torcidas de Atlético-MG e Cruzeiro nos aplausos aos convocados de suas equipes do coração.

No confronto com os franceses, marcado para as 16 horas (de Brasília), pelo menos um atleta titular estará em situação complicada: o volante Luiz Gustavo, que terá a sombra do jovem Fernando, seu reserva imediato, adorado pelos gremistas. O outro convocado de um clube gaúcho - Leandro Damião, do Inter - acabou sendo cortado por lesão. Seu substituto é Jô, do Atlético-MG, que quase certamente terá uma chance de entrar na partida.

A saída tumultuada do atleta de seu ex-clube, justamente o Inter, pode aumentar a pressão sobre o atacante, que não deixou boa impressão entre os colorados. Para amenizar um pouco o problema, não há muitos outros atletas em atividade nos clubes gaúchos cujas convocações eram reivindicadas para a Copa das Confederações (com a possível exceção do veterano Zé Roberto, atual ídolo gremista).