Veja | 4 de junho de 2013 - 14:30

Japão empata e é primeira seleção classificada para a Copa de 2014

O Japão participará da sua quinta Copa do Mundo. Nesta terça-feira, a equipe empatou em 1 a 1 com a Austrália e se tornou a primeira seleção a se classificar para o mundial – como anfitrião, o Brasil já tem vaga garantida. A classificação veio com sufoco, com um gol de pênalti aos 45 minutos do segundo tempo, poucos minutos depois de os australianos abrirem o placar.

A partida foi válida pela oitava rodada das Eliminatórias da Ásia e disputada em Saitama, no Japão. Com o resultado, a equipe de Shinji Kagawa (Manchester United) e Yuto Nagamoto (Inter de Milão) não pode mais ser alcançada pela terceira colocada do grupo 2, a própria Austrália, que briga pela segunda vaga.

Com a bola rolando, o Japão foi superior durante a maior parte do jogo, criando boas situações de gol, mas com dificuldades para concluir as jogadas. Aos 36 minutos do segundo tempo, o meia-atacante australiano Tommy Oar marcou um belo gol de fora da área. Mas, aos 45 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Japão. O meia Keisuke Hondafoi para a cobrança e garantiu a classificação dos japoneses.

Desde que estreou em Mundiais, na Copa de 1998, o Japão participou de todas as edições do torneio. A próxima deve ser a primeira em que não contará com um brasileiro naturalizado japonês entre os convocados.