Ig | 2 de junho de 2013 - 10:15

Parada Gay deve levar 3,5 mi de pessoas à Avenida Paulista

A mais famosa das vias paulistanas, a Avenida Paulista vai ser tomada neste domingo (02) pelas cores do arco-íris, símbolo do movimento gay e da diversidade sexual. A 17ª Parada do Orgulho LGBT tem seu início marcado para o meio dia, mas a concentração começa duas horas antes, às 10h, na frente do Museu de Arte de São Paulo, o Masp.

Misturando festa e movimento político, a parada deste ano tem como tema principal a luta contra o preconceito, como o mote "Para o armário, nunca mais! - União e conscientização na luta contra a homofobia".

3,5 milhões de pessoas de pessoas devem passar pela avenida em direção ao centro da cidade, segundo estimativa da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT). O ponto final da parada é a Praça da República. Lá, por volta de 18h30, começam os shows do evento, com as cantoras Ellen Oléria e Mariene de Castro .

Fechada para veículos e ônibus desde as 10h, a Paulista receberá 17 trios elétricos durante o evento. O primeiro deles, da associação que promove a Parada, deve vir com as autoridades. São esperados o governador Geraldo Alckmin , o prefeito Fernando Haddad e as ministras da Cultura Marta Suplicy (PT) e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário .

Outro trio terá como objetivo um protesto contra a permanência do deputado Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias do Congresso Nacional. O político é acusado de fazer declarações homofóbicas.

Mas o trio que deve atrair mais atenção do público deve ser o puxado pela cantora Daniela Mercury, que estará acompanhada de 22 músicos. Ela se tornou símbolo do movimento gay depois de assumir sua relação com a jornalista Malu Verçosa , no último mês de abril.