FundTur/MS | 29 de maio de 2013 - 11:30

Número de turistas estrangeiros em MS sobe o dobro da média nacional

Dados da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), importante parceira do Conatus 2013, revelam que o volume de turistas estrangeiros visitando as belezas de Mato Grosso do Sul teve aumento de 12,26% em 2012 se comparado com o fluxo anual em 2011. A média nacional no período foi de 6,71%.

Para a vice-governadora Simone Tebet, o Pantanal e Bonito já são conhecidos internacionalmente e o Estado tem realizado ações fora do país que, além de reforçar o potencial desses dois destinos, divulgam as atrações de todas as regiões de Mato Grosso do Sul. “O Estado inteiro tem belas e potenciais atrações turísticas. Cachoeiras, grutas, pinturas rupestres, turismo da pesca e, por mais que tenhamos um orçamento restrito, temos investido muito na divulgação e marketing. Além disso, o Estado tem realizado grandes obras de infraestrutura, como pavimentação de estradas, reformas e readequação de aeroportos, por exemplo. Hoje, todos os municípios do estado tem acesso asfaltado e tudo isso contribui muito para o turismo”, destacou.

De acordo com a diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun, o Governo do Estado vem executando ações intensivas de marketing dentro e fora do país, com a intenção de divulgar as potencialidades turísticas do Estado em todo o mundo. Nilde destaca também que as ações do Governo do Estado trazem benefícios sociais a toda população. “Com os programas de divulgação do MS em todo o mundo e o consequente aumento do fluxo de turistas, diversificamos a base econômica gerando mais emprego, renda e promoção da inclusão social”, frisou.

Outro ponto importante destacado por Nilde é a importância dos gestores locais de turismo conhecerem as potencialidades de cada município e ter um diálogo amistoso com os empresários do ramo. “É preciso ter uma boa interlocução, para que os serviços prestados aos turistas sejam de qualidade. Se um transporte é realizado de maneira precária, um atendimento é mal feito, o turista não volta mais e ainda faz propaganda negativa. Por isso este assunto é importante”, ressaltou.

Nilde destaca ainda que desde o ano de 2007, as comitivas do Estado já estiveram em mais de 160 feiras nacionais para divulgar Mato Grosso do Sul. Atualmente, a Fundação de Turismo realiza Road Shows e participa de feiras onde é feito contato com empresários do turismo do Brasil e do mundo, além do público final. “Hoje, estamos com equipes em Frankfurt, na Alemanha, em Buenos Aires, na Argentina e em Santiago do Chile. O Governo tem nos dado condição para que essa mídia seja realizada. Quando assumimos a Fundação, em 2007, o governador nos pediu que Mato Grosso do Sul fosse conhecido no mundo inteiro e estamos fazendo isso”, finalizou.

A parceria institucional da FundTur na realização do Conatus, pela segunda vez em 2013, é mais uma ação que visa fortalecer o turismo sustentável no Mato Grosso do Sul. Para nós, da Fundação Neotrópica do Brasil, também é um importante reconhecimento do potencial que o evento tem para contribuir com a construção de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo de natureza.