Uol Esporte | 25 de maio de 2013 - 14:45

Massa fica fora de treino após batida e larga em último em Mônaco

O fim de semana de Felipe Massa teve um péssimo início. Após sofrer uma forte batida durante o terceiro treino livre para o GP de Mônaco, o piloto brasileiro não conseguiu participar do classificatório neste sábado e larga na última posição. Nico Rosberg comandou a dobradinha da Mercedes e sai na pole position pela terceira vez consecutiva.

Massa começou o sábado de forma complicada. Durante o terceiro treino livre, o brasileiro perdeu o controle de sua Ferrari na entrada da Saint-Dévote e bateu forte no muro de proteção. Os mecânicos da equipe italiana precisaram correr para tentar arrumar o carro e permitir ao piloto participar do treino de classificação.

Como houve a necessidade de troca do câmbio em seu carro, Massa foi punido com a perda de cinco posições no grid caso entrasse na pista. Apesar do trabalho intenso realizado pela Ferrari, o carro do brasileiro não ficou pronto a tempo. Por isso, o piloto larga na última posição do grid.

Os mecânicos da Lotus também tiveram trabalho nos boxes para colocar o carro de Romain Grosjean na pista. O piloto francês bateu durante os treinos livres. Ao contrário de Massa, ele teve mais sorte e larga em 13º.

Ao contrário de quinta-feira, quando o sol apareceu nos treinos livres, uma chuva leve deu as caras no treino de classificação. Logo no início do Q1, Jules Bianchi viu o motor de sua Marussia deixá-lo na mão. A grande surpresa foi Giedo van der Gaarde, que levou sua Caterham para o Q2.

No Q3, a Mercedes provou mais uma vez sua força nos treinos. Apesar da forte pressão de Vettel e Webber, Rosberg conseguiu cravar o tempo de 1min13s876 e larga em primeiro pela terceira corrida seguida. Ele já havia feito a pole nos GPs do Bahrein e da Espanha. Assim como no circuito de Barcelona, o alemão terá a companhia de Lewis Hamilton na primeira fila.

A Red Bull também teve um desempenho muito bom e brigou até os segundos finais pela pole position. Vettel levou a melhor sobre Webber e sai em terceiro. Vice-líder do Mundial, Kimi Räikkönen levou sua Lotus ao quinto lugar no grid, logo à frente da Ferrari de Fernando Alonso.

A largada do GP de Mônaco será neste domingo às 9h (horário de Brasília).